Português

UFC e SEDUC firmam parceria para curso de extensão em Cozinha Gastronômica, na modalidade EJA + Qualificação

19 de fevereiro de 2021

Em ato simbólico por meio de solenidade on-line, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, e a titular da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), Eliana Estrela, assinaram na manhã desta quarta-feira (10) convênio de cooperação técnica e social para a implantação do Curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação.

Imagem: print de uma tela do computador com reunião pelo google meet

A responsabilidade do curso é da Coordenadoria de Gestão do Ensino Médio, por meio da Célula de Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio Noturno da SEDUC. As aulas da turma-piloto serão ministradas por 12 bolsistas extensionistas do Curso de Gastronomia do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC, sob a coordenação pedagógica e acompanhamento dos docentes do curso: Eveline Alencar, criadora e coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC; Alessandra Carneiro, coordenadora da graduação em Gastronomia, e Paulo Henrique Machado.

As atividades do Curso de Iniciação Profissional em Cozinha Gastronômica na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) + Qualificação começam no dia 23 de fevereiro com aulas remotas às terças-feiras e quinta-feiras, à noite, para 35 estudantes. Conforme o projeto da parceria UFC-SEDUC, estão previstas ainda aulas práticas, que serão ministradas nos laboratórios de Gastronomia da UFC, bem como em espaços do Governo do Estado, como a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. As práticas ocorrerão aos sábados pela manhã, mas apenas quando forem liberadas, em razão da atual pandemia da covid-19.

O projeto desse curso de qualificação para os estudantes do EJA terá duração de 200 horas-aula, compondo 15 módulos: 1 – Higiene dos alimentos/segurança e saúde na cozinha; 2 – Ergonomia, racionalização do trabalho; 3 – Segurança no trabalho em cozinhas; 4 – Técnicas e habilidades básicas na gastronomia; 5 – Serviço de mesa; 6 – planejamento de cardápio e ficha técnica; 7 – Funções dos profissionais na área da gastronomia; 8 – Cozinha fria; 9 – Preparações com carnes, aves e pescados; 10 – Massas e risotos; 11 – Tortas doces e sobremesas geladas; 12 – Introdução a custos e empreendedorismo; 13 – Mercados e negócios da área da gastronomia e afins; 14 – Organização de eventos gastronômicos; 15 – Atividades complementares, que vão incluir visitas técnicas a serviços de alimentação, palestras e outras.

A Profª Eveline Alencar informou que todo o projeto foi estruturado “valorizando nossa gastronomia brasileira e regional e valorizando mesmo nossa cultura alimentar”. Nesse piloto, será dada oportunidade aos alunos do bacharelado (a partir do 4º semestre) terem essa prática com a docência. “Vou levando para o Projeto EJA+Gastronomia toda minha experiência do Programa de Extensão Gastronomia Social. Inclusive vamos começar com os bolsistas voluntários do Gastronomia Social”, ressaltou. Com o decorrer do projeto, a ideia é agregar estudantes de outros semestres e abrir espaço para pesquisas de pós-graduação.

ALCANCE SOCIAL – Na solenidade, o reitor Cândido Albuquerque destacou o potencial dos cursos do ICA para a extensão, afirmando que o papel da educação é o de transformar as pessoas, e que a parceria ora firmada com a SEDUC se traduz numa “ação de impacto social inigualável”. Para o reitor, é um privilégio para a UFC poder participar e atuar junto com a SEDUC “emprestando, dentro desse consórcio de vontades, o saber – da Secretaria e da Universidade – para qualificar a nossa população”. Disse ainda que ações de extensão legitimam o papel da academia na sociedade.

Imagem: foto de verduras em uma mesa de madeira

A titular da SEDUC, Eliana Estrela, exaltou a aproximação entre a Universidade e a educação básica, contribuindo para a melhoria de questões sociais. “Quando a gente oportuniza aos jovens que estão na EJA um curso profissional, isso abre portas, faz com que eles tenham oportunidade de crescer, de empreender. E a Gastronomia, aqui no nosso Estado, nós sabemos o quanto tem potencial.” Ela revelou ainda que ficou muito emocionada pelo momento simbólico de assinatura do convênio e agradeceu aos professores da Universidade, especialmente ao reitor Cândido Albuquerque, e ao “time” da SEDUC, como se referiu à própria equipe.

A pró-reitora de Extensão, Elisabeth Daher, elogiou o trabalho da Profª Eveline Alencar e a equipe do Programa de Gastronomia Social da UFC, que a deixou muito sensibilizada na primeira vez que visitou uma turma no bairro Bom Jardim. Diante dessa parceria com a SEDUC, a pró-reitora expressou todo seu apoio, destacando a importância da curricularização das atividades de extensão (que ela prevê que até o fim do ano esteja plenamente implantada na UFC), uma vez que em ações dessa natureza também se faz ensino e pesquisa.

A Profª Alessandra Carneiro, coordenadora do Curso de Gastronomia, também falou sobre a importância das ações de extensão integrarem oficialmente o currículo dos cursos de graduação da UFC. Sobre a parceria UFC-SEDUC, revelou que “se for pela nossa vontade, por nossos alunos, por todo nosso empenho, com certeza vai ser ação exitosa tanto para a Universidade como para o Estado”.

O diretor do ICA, Prof. Marco Túlio Teixeira, disse esperar que esse projeto de qualificação profissional com a SEDUC funcione como “modelo, como um motivador não só para o Curso de Gastronomia, mas para todos os cursos do ICA”.

Além dos professores e autoridades já citados, participaram da reunião virtual o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; a coordenadora de Gestão de Ensino Médio da SEDUC, Iane Nobre, e a coordenadora de Gestão Pedagógica da SEDUC, Aparecida Prado.

 

Fonte: Universidade Federal do Ceará / http://www.ufc.br/noticias/15460-ufc-e-seduc-firmam-parceria-para-curso-de-extensao-em-cozinha-gastronomica-na-modalidade-eja-qualificacao

Profª Eveline Alencar, criadora e coordenadora do Programa de Gastronomia Social da UFC – e-mail: evelinedealencar@ufc.br 

Marcadores: