Laboratório de Produção Cultural do ICA promove roda de conversa sobre deslegitimação do Jornalismo

Data de publicação: 4 de maio de 2020. Categoria: Sem categoria

Imagem de divulgação da roda de conversa com fotos dos palestrantes.Continuando a programação digital, o Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte, em parceria com a Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, promove a sua segunda roda de conversa on-line, com o tema “Deslegitimação do Jornalismo em Tempos de Crise“. Os convidados desta edição são a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da UFC, Kamila Bossato, e o professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPGCOM), Edgard Patrício. A live acontece no dia 6 de maio, quarta, às 15h, no canal do YouTube do ICA.

O bate-papo aborda a deslegitimação que a atividade jornalística e os profissionais de comunicação vêm sofrendo nos últimos tempos, sobretudo, no contexto de crise política e atual pandemia. Também se discute sobre as possibilidades de comunicação alternativa, pensando em como os instrumentos de comunicação independente podem ser utilizados de forma produtiva e impactante, na realidade da era digital e em meio ao isolamento social.

Lembrando que contaremos com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com o apoio da Secretaria de Acessibilidade. Como a transmissão é ao vivo será possível a interação do público por meio dos comentários e perguntas no canal.

A última edição digital da nossa roda de conversa – Arte na WEB: Os modos de apropriação da tecnologia na transmissão remota de ações artísticas – está disponível como vídeo em nosso canal, confira.

Sobre os convidados:

Kamila Bossato Fernandes

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará (2004). Possui Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem pela mesma instituição, Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e doutorado em Estudos de Comunicação pelo Programa FCT coordenado pela Universidade do Minho (UM), realizado em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), Universidade Lusófona de Lisboa e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), em janeiro de 2020. Atuou como jornalista profissional por 15 anos. Desde 2012 é professora assistente do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), no qual assumiu a coordenação em março de 2020. Atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo alternativo, audiovisual, discurso, produção de sentido, poder.

Edgard Patrício de Almeida Filho

É jornalista, mestre e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Associado do Curso de Jornalismo/Instituto de Cultura e Arte da UFC. Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFC (PPGCOM). Coordenador do grupo de pesquisa PraxisJor – Práxis no Jornalismo (UFC). Coordenador da Rede Trabalho e Identidade do Jornalista, vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Coordena o Programa de Extensão Comunicação e Políticas Públicas.

Roda de Conversa “Deslegitimação do jornalismo em tempos de crise”

Data: 06 de maio de 2020 (quarta-feira)

Duração: 60 minutos

Plataforma de transmissão: canal do Youtube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC