Laboratório de Produção Cultural do ICA realiza roda de conversa com transmissão ao vivo com o tema “Arte da WEB”, nesta quarta-feira (22)

Data de publicação: 20 de abril de 2020. Categoria: Sem categoria

Arte divulgação da roda de conversaO Laboratório de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA), projeto realizado pela Coordenação de Programas Acadêmicos e Setor de Comunicação e Produção Cultural do ICA, promove, na próxima quarta-feira (22/04), às 16h, a roda de conversa Arte na WEB: Os modos de apropriação da tecnologia na transmissão remota de ações artísticas. Em parceria com a Secretaria de Acessibilidade – UFC Inclui, o evento contará com tradução simultânea em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), a fim de torná-lo mais acessível. Esta será a primeira edição no formato digital das rodas de conversa que já aconteciam mensalmente no Instituto, com transmissão ao vivo através do canal no YouTube do ICA.

Os convidados são os docentes Antonio Wellington de Oliveira Junior e Maria Juliana Figueredo Linhares, respectivamente, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Música. Já a mediação será com a estudante Nyvya Freitas, bolsista do Laboratório de Produção Cultural e discente do curso Design-moda UFC.

A convidada Maria Juliana é mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB e professora efetiva da Universidade Federal do Ceará – UFC. Sua área de pesquisa investiga as interações entre música, multiculturalismo e direitos humanos. Já Wellington Jr. é mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, atualmente é professor na graduação do ICA-UFC, além de professor do PPGARTES e do PPGCOM. É também artista visual e performer, com experiência nas artes visuais, teorias da comunicação, semiótica e cultura tradicional popular.

A roda de conversa abordará as relações entre tecnologia, arte e música no contexto da pandemia do COVID-19 e o consequente isolamento social.

Bio convidados:

Maria Juliana Figueredo Linhares

Mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB. Professora efetiva da Universidade Federal do Ceará – UFC e etnomusicóloga. Dedica-se às disciplinas e grupos de estudo na área de voz bem como ao ensino e estudo de história e sociologia da Música, investigação das interações entre música, multiculturalismo e direitos humanos. Além disso, desenvolve trabalhos como cantora solista com trabalhos autorais em Música Popular Brasileira e também atua dentro e fora da universidade assessorando na criação e manutenção de novos grupos e espetáculos.

Antonio Wellington de Oliveira Junior

Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Atualmente é professor Associado III do Instituto de Cultura e Arte da UFC, professor do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação(PPGCOM), ambos da UFC. Pesquisador ligado ao Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura ID + (Portugal). Líder do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA). Artista visual e performer. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Artes, com ênfase em performance, artes visuais, teorias da comunicação, semiótica, glossolalia e religião, cultura tradicional popular.

Roda de conversa “Arte na WEB: Os modos de apropriação da tecnologia na transmissão remota de ações artísticas”

Data: 22/04/2020 (quarta-feira)

Duração: 40 minutos

Plataforma de transmissão: Canal do YouTube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC