Edital da Prex/UFC, Secult/UFC e Funarte seleciona 12 bolsistas para atuação no Projeto de Formação em Música

Data de publicação: 2 de dezembro de 2022. Categoria: Sem categoria

A Pró-Reitora de Extensão da UFC, em conjunto com a Secretaria de Cultura (SECULT UFC) e com a Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério do Turismo, lançou o Edital nº 11/2022, por meio do Programa Artes Capitais, o qual visa selecionar 18 (dezoito) bolsistas, com bolsas remuneradas no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais, com
vigência de 12 (doze) meses, para atuação no Projeto de Formação em Música, em Fortaleza e em Aquiraz. As inscrições seguem abertas até 05 de dezembro através de formulário online.

O programa Artes Capitais visa confluir, difundir, produzir expressões artísticas locais, promovendo também inclusão e educação em artes. A proposta é fortalecer atividades artísticas educativas e de fomento relacionadas à música, às artes visuais e às artes da cena, nas diversas formas de diálogo entre essas três áreas, abordando, além de estudos técnicos, com vistas à formação de profissionais. Outro aspecto também contemplado é o alvo de ampliar o público visitante de importantes equipamentos culturais no Estado do Ceará: a Secretaria de Cultura da UFC, o Museu de Arte da UFC (MAUC), Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno/UFC (Tupa), que ficam na capital do Ceará, Fortaleza; e a Tapera das Artes, no município de Aquiraz-CE, contribuindo de modo significativo para o fortalecimento do turismo cultural no Corredor Cultural do Benfica e no sítio histórico da Primeira Capital do Ceará.

Além dos editais já divulgados anteriormente dos projetos Formação e Educação Museal para todos os públicos do MAUC e o projeto TUPA EXPANDIDO, o presente edital visa contemplar os projetos de Formação em Música, , em Fortaleza e em Aquiraz:

1) Projeto de Formação em Música: MÚSICA E LUTHIERIA TRADICIONAL

Contemplará 12 (doze) bolsistas, da área de cordas friccionadas, com 20 horas semanais. Serão ofertadas 12 vagas a serem preenchidas em um conjunto para formação integrada entre a prática instrumental de cordas friccionadas e práticas de luthieria na manutenção de instrumentos musicais, com finalidade de capacitar 12 jovens estudantes no eixo da Música Instrumental desenvolvendo as competências musicais por meio da formação da Orquestra de Câmara Tapera/Camerata da UFC.

2) Projeto de Formação em Música: LUTHIERIA EXPERIMENTAL E TURISMO CULTURAL

Contemplará 6 (seis) bolsistas, com 20 horas semanais. Serão ofertadas 6 vagas, sendo: 1 vagas destinadas a bolsista da área de cordas friccionadas, 1 vaga destinada a bolsista da área de cordas dedilhadas; 2 vagas destinadas a bolsista da área de sopros; 1 vaga destinada a bolsista da área de percussão e 1 vaga destinada a bolsista da área de canto coral infantil e musicalização. Todos os candidatos devem ter capacitação na área de musicalização e coral infantil; ou terem cursado disciplinas relativas a esta área. As 6 (seis) vagas serão preenchidas em conjunto para formação integrada entre a prática artísticas musicais e práticas de luthieria experimental, incluindo vivências pedagógicas monitoradas e desenvolvimento de repertório voltados ao Turismo Cultural.

O Edital nº 11/2022 trata da seleção de bolsistas do Projeto de Formação em Música e serão selecionados 12(doze) candidatos que receberão estudos técnicos com vistas à formação profissional para performance instrumental, sob a direção artística pedagógica da Profa. Dra. Liu Man Ying, e 6 (seis) bolsistas serão direcionados para atividades de concertos agendados da Camerata de Cordas em Aquiraz, e os demais serão capacitados em atividades artísticas relacionadas com a luthieria experimental e com atividades de voltadas para receptivos.

Mais detalhes sobre o certame estão disponíveis no Edital nº 11/2022.

Mais informações: Equipe da Camerata de Cordas da UFC – E-mail: camerataufc@gmail.com