XI Semana Acadêmica de Moda acontece de 17 a 19 de agosto

Data de publicação: 1 de agosto de 2022. Categoria: Sem categoria

O Curso de Design-Moda da Universidade Federal do Ceará realiza, nos dias 17 a 19 de agosto, a XI Semana Acadêmica de Moda – SAM. Com o tema “Moda em desconstrução: é tempo de repensar”, a programação inclui palestras, debates, oficinas, minicursos e exposições de trabalhos científicos. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece presencialmente no Instituto de Cultura e Arte (Campus do Pici).

É objetivo da Semana Acadêmica de Moda (SAM) promover, entre discentes, docentes, profissionais de áreas afins e a comunidade, um evento acadêmico para difusão do conhecimento científico que possa contribuir para a melhoria do setor têxtil e de moda. Busca ainda proporcionar aos participantes uma maior interação entre estudantes, professores e profissionais que almejam a constante capacitação e qualificação do setor.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 17 de agosto (quarta-feira)

08h – Credenciamento

09h30 – Abertura Oficial

10h – Palestra de abertura

Moda na perspectiva decolonial

11h – Desfile

14h às 17h30 Minicursos

– Gênero e Raça

– Narrativas de corpos desviantes

– Corpos Trans

– Ergonomia de roupas para pessoas PCD

– Produção de moda

Dia 18 de agosto (quinta-feira)

09h às 12h – Grupos de Trabalho

– Moda, Arte e Criatividade

– Moda, História e Sociedade

– Corpo, Moda e Comunicação

– Produção de vestuário, Sustentabilidade, Mercado e Consumo de Moda

– Moda Decolonial

14h às 17h30 Minicursos

– Gênero e Raça

– Narrativas de corpos desviantes

– Corpos Trans

– Ergonomia de roupas para pessoas PCD

– Produção de moda

Dia 19 de agosto (sexta-feira)

08h Oficinas

– Criação de histórias em quadrinhos

– Bordados feministas

– Ilustração de moda: corpos diversos

– Penteados Afro

14h às 16h Mesa Redonda

Caminhos diversos para a desconstrução na Moda

16h Encerramento

A vestimenta como dispositivo

Durante a XI SAM, paralela às atividades, ocorrerá uma feirinha criativa com trabalhos autorais de artigos de vestuário, acessórios, decoração, artes e moda de estudantes e jovens empreendedores.

A XI Semana Acadêmica de Moda – SAM – “Moda em desconstrução: é tempo de repensar” é uma realização do Programa de Educação Tutorial (PET) Moda – UFC, que conta com o apoio do Projeto de Valorização do Curso de Design-Moda, do Centro Acadêmico Zuzu Angel (C.A.Z.A.) e do Instituto de Cultura e Arte (ICA).

Mais informações: Instagram @petmodaufc | petmodaufc@gmail.com