VIII Temporal traz atrações de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real a Fortaleza

Data de publicação: 17 de setembro de 2019. Categoria: Sem categoria

Espetáculo Matagal, com Ana Mundim – Foto: San Cruz

A oitava edição do Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real aporta em Fortaleza, dos dias 23 a 27 de setembro, trazendo ampla programação a diversos espaços da cidade.

Pela manhã, durante todos os dias, ocorrerá residência artística com Liana Gesteira, Emilliano Freitas, Conrado Falbo e Drica Ayub. O horário é de 8 às 12h. À noite, de 19 às 21h, acontecerão oficinas: segunda (23) e terça (24) será facilitada a oficina “Voz em movimento”, de Conrado Falbo; enquanto na quarta (25) e na quinta (26) haverá a oficina “O viver em dança – caminhos da sobrevivência”, com Drica Ayub. Todas estas ações serão na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro).

Conrado Falbo apresentará, também, seu espetáculo “RÁ”, uma performance totalmente improvisada, sem figurino, texto verbal ou cenário. Na quarta, 25, a apresentação será na Sala de Teatro do Theatro José de Alencar (anexo, entrada pela rua 24 de maio), às 18h, e na quinta, 26, no Foyer do Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro), às 12:30.

A programação se encerra na noite da sexta com a apresentação do espetáculo “Matagal”, de Ana Mundim, na Sala de Teatro do Theatro José de Alencar, às 19:30 (anexo).

Toda a programação é gratuita, mas as oficinas e a residência possuem limite de 20 vagas e a inscrição é por ordem de chegada no primeiro dia. Todas as ações são abertas ao público em geral, com exceção do espetáculo Matagal cujo indicativo é para maiores de 18 anos.

VIII EDIÇÃO Fortaleza – 2019

O projeto “VIII Temporal – Encontros de Dança Contemporânea e Composição em Tempo Real” consiste na realização de um conjunto de ações destinadas ao público em geral, estudantes, pesquisadores e profissionais da dança. As ações são relacionadas ao estudo e à prática da improvisação e da composição em tempo real em dança contemporânea que, nesta oitava edição do projeto, se articulam em redes e consistem em: residências artísticas, oficinas e apresentações artísticas.

Em sua oitava edição, o projeto se dedica à temática Dança e Cura. Como explica a coordenadora do evento, a profª Ana Mundim, “a partir de ações de improvisação voltadas para o cuidado de si e com o outro, pretendemos despertar a atenção para as emoções, a empatia, a potência do riso, a importância do toque sensível, do autoconhecimento e das relações democráticas. O momento atual exige ainda mais potência do amor, da delicadeza, do respeito, da educação, dos apoios mútuos, da alegria. Estejamos juntos, nas redes possíveis!”.

O VIII Temporal é uma realização do Conectivo Nozes, com coordenação da professora dos cursos de Dança do ICA-UFC Ana Carolina da Rocha Mundim, e conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará através do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte), da Pró-Reitoria de Extensão (PREX) e dos cursos de Dança. O evento também conta com o apoio dos equipamentos culturais da cidade Vila das Artes, Cineteatro São Luiz e Theatro José de Alencar.

Para mais informações sobre o evento e a programação consulte o Facebook e o Instagram do Encontro, ou entre em contato pelo e-mail: temporaldancacontemporanea@gmail.com.