VIII Encontro de Cultura Artística e VII Mostra ICA encerram atividades em evento marcado pela diversidade de produções artísticas

Data de publicação: 3 de dezembro de 2021. Categoria: Sem categoria

A VII Mostra ICA e o VIII Encontro de Cultura Artística terminaram nesta sexta-feira, 3, em um dia de apresentações marcado pela diversidade das produções na mostra artístico-cultural que reúne trabalhos da comunidade acadêmica do ICA/UFC e estudantes que fazem parte do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), gerido pela Secult UFC.

No período da manhã foram realizadas as apresentações artísticas: “Pecha Kucha Art Nouveau” e “Caminho-Para-Mar” de Antonio Jefferson Oliveira, que nos envolveram em mensagens intensas e bem presentes em nossas vidas. Também foram exibidos capítulos das Web séries: “Você pergunta e a Jovita responde”, “O Show de Zima”, “Diz aí, diz tu!” e “Luz, câmera, ciência: Minuto da ciência”. Os trabalhos trouxeram temáticas sobre consciência e educação ambiental, incentivo à ciência e orgulho sobre a negritude.

Ainda pela manhã, tivemos uma conversa sobre estratégias pedagógicas para a mediação artística em ambiente on-line com a Natália Wirtzbiki. Em seguida foram realizados os bate-papos sobre uma sessão de trabalhos gravados e finalizamos com a apresentação do trabalho: “Tela Coletiva Centenário Paulo Freire”, de Braiam Lima e do Projeto Academia Filosófica JMS.

Os trabalhos da manhã fizeram refletir sobre as perspectivas e temáticas da educação, política, sociedade, arte, cinema, teatro, esporte, corpo e mente. Também foram realizadas oficinas e minicursos nos dois turnos.

Programação da tarde – Iniciamos as apresentações com uma roda de conversa com Marcilene Aguiar, Natália Viviane Santos e Anupama Ghosh com uma reflexão sobre questões de gênero e raça presente na obra “Torto arado”, de Itamar Vieira Junior.

Tivemos também exibições audiovisuais com os projetos “Ciência é coisa de PRETO!”, “Somos Nora” e “As garras do leopardo – narrativa negra e educação antirracista”. Em seguida, foi a vez de Jackie X e Priscilla Pinheiro de Oliveira apresentarem seus trabalhos artísticos. E tivemos ainda a exibição do vídeo comemorativo ao aniversário do Museu de Arte da UFC “Mauc 60 anos: Nossa arte é presente”.

Na sequência foram exibidos os trabalhos: “A União faz a força” e “Quinteto de Metais da UFC”, seguida de um bate-papo com os participantes. Nossa programação encerrou com “Sarau Vozes do Fim do Mundo”, uma apresentação potente de Matheus Castro Bizerra, Eliaquim Portela e Maria Clara Oliveira Sales, trazendo muita poesia para o encerramento do evento.

Agradecemos a participação de todas, todos e todes que estiveram com a gente nesses três dias, acompanhando nossas transmissões no YouTube e nossas publicações nas redes sociais e prestigiaram os trabalhos de todos que movimentam a UFC com cultura e arte. Nos encontramos no ano que vem!

Para quem não pode assistir ou quer rever as transmissões é só acessar os canais do YouTube da Secult UFC e da Mostra ICA. Toda a programação está disponível por lá.