TOUR MEMORÁVEL: Documentário celebra os 55 anos do curso de Jornalismo da UFC

Data de publicação: 19 de maio de 2021. Categoria: Sem categoria

Com estreia na última sexta-feira (14), o documentário celebra com exposição de depoimentos, experiências coletivas e resgate de imagens históricas todo afeto, orgulho e relevância do ensino público para com o jornalismo cearense. Com o título “Tour Memorável – Uma viagem pelos 55 anos de Jornalismo da UFC”, o documentário promoveu com muito saudosismo e orgulho a passagem pela graduação, encantando antigos, atuais e futuros jornalistas a recordarem e aspirarem por mais momentos de pertencimento nos espaços da universidade pública sob o atual contexto de isolamento social e descaso com a educação.

O documentário foi feito por iniciativa independente dos próprios estudantes do curso que pouco tinham experiência com audiovisual, mas decidiram realizar o projeto – em meio às dificuldades do isolamento social – pelo desejo de transmitir seus sentimentos de gratidão e orgulho aos alunos recém-ingressos na faculdade. Através de uma espécie de excursão dinâmica e adição de depoimentos marcantes, o documentário ganhou grande proporção no Instagram, alcançando mais de 4 mil visualizações na rede social Instagram – sendo 3 mil delas apenas na noite de estreia.

Além disso, a produção audiovisual também marca recordações aos célebres docentes do curso, tais como Ronaldo Salgado e Gilmar de Carvalho – ilustre jornalista e pesquisador cearense que faleceu recentemente sob complicações da COVID-19. Raíssa Câmara, Andreh Jonathas, Kamila Bossato, Thaís Jorge, Rômulo Costa e Nut Pereira são um dos célebres estudantes que também compartilharam suas histórias, contribuições e momentos marcantes em meio ao 55º aniversário do curso de Jornalismo da UFC.

“Todos alunos da UFC deveriam passar por pelo menos um semestre no curso de Jornalismo”, destacou em live de lançamento, a jornalista e atual coordenadora do curso, Kamila Bossato.

Com início da produção ainda no ano passado, o estudante de Jornalismo e diretor do documentário Jeferson Falcão confessa que foi um sonho realizado o lançamento oficial da produção. “Sempre me interessei pelo audiovisual, mas não sabia por onde começar. O Tour Memorável foi o primeiro grande trabalho da minha carreira e saber o quanto tem sido bem-recebido é fôlego para que eu possa fazer ainda mais pelo meu curso e futura profissão”.

Repleto de histórias marcantes, o documentário se encontra disponível para o público no perfil oficial do Instagram do Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (@datacomufc), entidade estudantil dos cursos de Jornalismo e Publicidade da UFC.

Informações: Jeferson Falcão – jefersonfalcao@alu.ufc.br