Teatro Cearense despede-se de B. de Paiva

Data de publicação: 31 de janeiro de 2023. Categoria: Sem categoria

Elenco e equipe técnica da peça “Cantochão para uma esperança demorada”, de B. de Paiva

O Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC), através do projeto Acervo ICA/Doc.Teatro Ricardo Guilherme, manifesta o sentimento de pesar de seus estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos, pelo falecimento do diretor e dramaturgo B. de Paiva (José Maria Bezerra Paiva). Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Ceará em 1992, B. de Paiva foi responsável pela criação do Curso de Arte Dramática (CAD) e do Teatro Universitário da UFC, que homenageia Paschoal Carlos Magno, com quem trabalhou na década de 1950. Além de sua atuação como diretor, foi ator, gestor cultural e professor, deixando um legado de trabalho em centros de formação em artes cênicas pelo Brasil, com destaque para a Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília, criada pela Fundação Brasileira de Teatro, e para o Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Exerceu funções de gestão na Fundação Nacional de Artes (Funart) e participou da criação da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, em 1966, e da fundação do Ministério da Cultura, em 1985.

Junto com sua trajetória acadêmica, B. de Paiva nos deixa um legado que está presente em mais de 500 produções em teatro, cinema, rádio e televisão.

*Na foto, o elenco e produção da peça “Cantochão para uma esperança demorada”, que tem texto e direção de B. de Paiva, e estreou em 29 de agosto de 1980, no Teatro Universitário da UFC. Na fila de trás posicionados em pé, da esquerda para a direita, estão Gracinha Soares (atriz e professora do CAD – Curso de Arte Dramática da UFC), Ricardo Guilherme (ator), B. de Paiva (autor do texto e diretor da peça), Alberon (responsável pela parte gráfica da peça), Dalva Stella Nogueira Freire (professora e assessora de canto na peça), Cacilda Vilela (atriz), Zilma Duarte (atriz), Nadir Papi Sabóia (atriz), João Falcão (ator); sentados na segunda fila em cadeiras e em pé, da esquerda para a direita, Raimundo Gonçalves Cassundé (músico que fazia a trilha sonora ao vivo da peça), Edilson Soares (ator), Valéria Albuquerque (atriz), Sandra Wirtzbik (atriz), Nairo Gomez (ator), Agostinho Reis (ator); na terceira fila, sentados no chão, da esquerda para a direita, estão Betânia Montenegro (professora de expressão corporal e atriz da peça), Lourdinha Martins (ou Lourdinha Falcão – atriz) e Semiramis Acioly (atriz). (Fonte: Acervo ICA – www.acervoica.ufc.br)