Roda de Conversa On-line do ICA discute relação entre filosofia e saúde, nesta quarta (30), às 17h

Data de publicação: 28 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

O Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) traz, na próxima quarta-feira, 30, a roda de conversa on-line “Filosofia e Saúde: um convite para o diálogo consigo mesmo e com os outros”. Os convidados para este debate são os docentes do curso de Filosofia Aparecida Montenegro e Custódio Almeida, com mediação da estudante do curso de Design-Moda e bolsista do Laboratório de Produção Cultural Nyvya Freitas.

O encontro se propõe a discutir as relações entre filosofia e saúde, buscando entender como as reflexões sobre si e a alteridade podem se relacionar com a situação atual, em que há uma grande sensação de imprevisibilidade e desconhecimento sobre como a pandemia e seus reflexos políticos podem afetar a nós e aos que nos cercam.

Para discutir o assunto teremos a presença da professora Aparecida Montenegro, doutora em Filosofia pela UNICAMP, atualmente vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFC e tutora do PET – Filosofia. Suas pesquisas tem foco nos temas de Filosofia Antiga, Filosofia da Linguagem, Filosofia e Literatura, Filosofia da Mente, Filosofia da Psicanálise. Já o outro convidado, Custódio Almeida, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, atua na área de Filosofia, Educação, Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica. Além disso, já ocupou cargos com o de diretor do Instituto de Cultura e Arte – ICA (2008-2011), pró-reitor de Graduação (2007-2015) e vice-reitor da Universidade Federal do Ceará.

Sobre os convidados:

Aparecida Montenegro: Bacharel e Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1985), com Especialização em Fundamentos Filosóficos da Psicologia e da Psicanálise (UNICAMP – 1988), Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC – Campinas (1990), Doutorado em Filosofia pela UNICAMP (1999), estágio pós-doutoral em Filosofia Antiga na University of Notre Dame (2003-2004) e pós-doutorado em Filosofia na Università degli Studi di Milano (2011). É professora da Universidade Federal do Ceará, onde trabalha desde 2001. Nessa instituição, foi chefe do Departamento de Filosofia (2003-2006), coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (2006-2008), vice-diretora do Centro de Humanidades e coordenadora de programas acadêmicos do Centro de Humanidades (2007-2011). Atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará e tutora do PET – Filosofia.Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Antiga, Filosofia da Linguagem, Filosofia e Literatura, Filosofia da Mente, Filosofia da Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: Platão, conhecimento e linguagem, Wittgenstein, Freud.

Custódio Almeida: Graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1991), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Ceará a partir de fevereiro de 2018. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica e Dialética, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Educação, Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica. Assumiu vários cargos de gestão administrativa na Universidade Federal do Ceará: Chefe do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (1995-1996), Coordenador do Curso de Graduação em Filosofia (2000-2003), Coordenador de Área da Pró-Reitoria de Graduação (2003-2007), Diretor do Instituto de Cultura e Arte – ICA (2008-2011), Pró-Reitor de Graduação (2007-2015), Presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2013-2015) e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará, (2015-2019).

Serviço::

Roda de conversa on-lineConsumo e Mídia em Tempos de Isolamento Social

Data: 30/09/2020 (quarta-feira)

Duração: 60 minutos

Plataforma de transmissão: Canal do YouTube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC