Roda de Conversa On-line do ICA discute consumo e mídia em tempos de isolamento social, nesta quinta (17), às 17h

Data de publicação: 14 de setembro de 2020. Categoria: Sem categoria

O Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) traz, na próxima quinta-feira, 17, a roda de conversa on-line  “Consumo e Mídia em Tempos de Isolamento Social”. Os convidados para este debate são os docentes do curso de Publicidade e Propaganda Cé da Silva e Helena Martins, com mediação da estudante do curso de Design-Moda e bolsista do Laboratório de Produção Cultural Nyvya Freitas.

A discussão vai se aprofundar nas mudanças no modo de consumo, decorrentes da necessidade do isolamento social, com a pandemia de COVID-19. Estudos apontam o crescimento das compras pela internet e por aplicativos de delivery, além do aumento das buscas por informações aprofundadas sobre produtos e sobre posicionamentos sociais e políticos das empresas. Como essa mudança dos hábitos de consumo alteraram as relações sociais? Como a maior exposição às mídias influencia as prioridades e hábitos de consumo?

Para discutir o assunto teremos a presença da professora Helena Martins, doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília, integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social – e docente no curso de Publicidade e Propaganda da UFC, com foco nos temas de economia política da comunicação; políticas de comunicação e comunicação e direitos humanos. Já o outro convidado, Cé da Silva também é docente do curso de Publicidade e Propaganda, atuando na área de apropriações de plataformas virtuais, estudando os usos e os laços de sociabilidade que os usuários estabelecem com estas plataformas, as apropriações que delas fazem e a relação que há entre estas plataformas virtuais e o espaço urbano do qual partem estas apropriações.

Com foco na análise das novas formas de consumo, desde o consumo ético, verde, consciente, até as novas dinâmicas do consumo de mídias e de informação durante o isolamento social, a roda de conversa pretende trazer a reflexão sobre esse atual momento e como ele impacta em nossas vidas.

• Sobre os convidados:

Cé da Silva: Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2011. Formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007. É Professor Assistente A do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará. Pesquisa apropriações de plataformas virtuais, estudando os usos e os laços de sociabilidade que os usuários estabelecem com estas plataformas, as apropriações que delas fazem e a relação que há entre estas plataformas virtuais e o espaço urbano do qual partem estas apropriações.

Helena Martins: Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), 2018, com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão (Iseg) da Universidade de Lisboa, financiado pelo Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes. Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), 2012, e graduação em Comunicação Social – Jornalismo, 2009, pela mesma universidade. Docente (Adjunta-A) na Universidade Federal do Ceará, atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política da Comunicação; políticas de comunicação; comunicação e política; comunicação e direitos humanos. É integrante do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social. Foi titular do Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) na primeira gestão do órgão (2014-2016) e jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (2012-2018).

Serviço::

Roda de conversa on-lineConsumo e Mídia em Tempos de Isolamento Social

Data: 17/09/2020 (quinta-feira)

Duração: 60 minutos

Plataforma de transmissão: Canal do YouTube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC