Roda de Conversa do ICA discute realização audiovisual em tempos de pandemia

Data de publicação: 31 de agosto de 2020. Categoria: Sem categoria

A Roda de Conversa “Imagens e realização audiovisual em tempos de pandemia” será realizada dia 2 de setembro, às 17h, convidando à discussões sobre os modos possíveis de realização de obras audiovisuais no atual contexto de distanciamento social. A Roda terá a participação de Maria Ines Dieuzeide (docente do Curso de Cinema e Audiovisual) e de Érico Araújo Lima (professor substituto do Instituto de Cultura e Arte), com a mediação da estudante Nyvya Freitas, bolsista do Laboratório de Produção Cultural. A transmissão acontece via canal do Youtube do Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC.

O encontro se propõe a refletir sobre as possibilidades de realização de obras audiovisuais nas condições de distanciamento social relacionadas à emergência da pandemia e seus reflexos nas políticas do país Como esse novo cenário afeta a produção e o processo criativo dos artistas? Como produzir, que imagens mostrar? Como sair de si e se deixar atravessar pela experiência compartilhada? Como produzir coletivamente? Para refletirmos sobre essas e outras questões, a Roda de Conversa desta semana traz como tema “Imagens e realização audiovisual em tempos de pandemia

Convidados:

Maria Ines Dieuzeide

Maria Ines Dieuzeide é professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, onde desenvolveu a tese “Ficções para o exílio: as formas políticas do cinema de Elia Suleiman”. Faz parte do LEEA – Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. Foi uma das curadoras da mostra Imagens para a liberdade – Retrospectiva Orlando Bomfim, netto, do Cineclube Sorpasso e do Festcurtasbh, no qual colaborou por 3 anos. Integrou o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência, da UFMG, onde atuou também na produção e edição da revista Devires – Cinema e Humanidades.

Érico Araújo Lima

Pesquisador em Artes, Cinema e Audiovisual. Atualmente é professor substituto no Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, onde também integra a equipe de pesquisa do LEEA. Tem doutorado pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense (UFF), na linha de estudos do Cinema e do Audiovisual, e pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em Estudos cinematográficos e audiovisuais, tendo integrado as equipes de pesquisa do Lira (Paris 3) e do Kumã (UFF). Realizou programação de Mostras na Vila das Artes, em Fortaleza: “Dramaturgias do Comum no Cinema Contemporâneo” (2015), “Adolfo Arrieta e o Deslumbre do Real” (2016 – junto a Jorge Polo e Petrus de Bairros), “Formas Abertas e os Tempos das Colheitas” (2017 – junto a Elena Meirelles, Lívia de Paiva, Jorge Polo, Polly Di e Yuri Firmeza). Com Ticiana Lima, Luciana Vieira, Isabel Coelho e Janaina de Paula, organizou o curso modular “O cinema e a experiência de vizinhança”, no Centro Cultural Bom Jardim. Junto a Clara Bastos, Yuri Firmeza e Leonardo Mouramateus, organizou o seminário e a publicação “O trabalho das ruínas: genealogias, ficções, (re)montagens”. Compôs a Coordenação Pedagógica do Curso de Jornalismo para Assentados e Assentadas da Reforma Agrária (Jornalismo da Terra – UFC/Pronera).

Serviço::

Roda de conversa Imagens e realização audiovisual em tempos de pandemia

Data: 02/09/2020 (quarta-feira)

Duração: 60 minutos

Plataforma de transmissão: Canal do YouTube Laboratório de Produção Cultural ICA/UFC