Revista Vazantes do Programa de Pós-graduação em Artes do ICA-UFC está com chamadas abertas até 12 de agosto

Data de publicação: 15 de julho de 2020. Categoria: Sem categoria

A Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da UFC, uma publicação semestral vinculada ao Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, convida propostas para seus novos dossiês: Artes da projeção em múltiplos canais: operacionalidades visuais e sonoras – v.4, n.1, (2020) e Fronteiras do projetar: diálogos entre arte e design – v.4, n.2 (Outubro/Dezembro 2020). Serão aceitas contribuições em Português, Espanhol ou Inglês. O prazo para submissão é até 12 de agosto de 2020 via plataforma da revista.

Serão aceitos trabalhos em formatos bibliográficos e não-bibliográficos, que promovam outras percepções estéticas às propostas acadêmicas, tais como: ensaios visuais; escritas experimentais; artigos acadêmicos; ensaios verbais; entrevistas; resenhas; experimentações artísticas ou intervenções desde outras linguagens. Confira as normas para submissão.

São dois dossiês temáticos para 2020. Ambos têm coordenação editorial da professora Milena Szafir (UFC) e equipe editorial formada pelos professores Patricia de Lima Caetano (UFC), Deisimer Gorczevski (UFC) e Jo A-mi (UNILAB). Veja as propostas a seguir:

• Artes da projeção em múltiplos canais: operacionalidades visuais e sonoras – v.4, n.1, (2020)

O dossiê busca receber contribuições que coloquem luzes sobre os métodos, estruturas e práticas a partir de experimentações relacionadas às reflexões quanto observadores e percepção (Crary, 2013) ou da natureza do espectador em projeção (Mondloch, 2010; Simanowski, 2011). Nessas inúmeras maquinarias e práticas artísticas (Machado, 2001), dentre os múltiplos meios que se associam através de experiências sócio-estéticas e as operações que se propagam no ato da projeção, busca refletir sobre os questionamentos: Quais operações permeiam o ato de projetar realidades? Para cada modalidade, uma projeção? Como articulam-se áudios e imagens entre observadores e(m) diferentes meios? A editora convidada ao dossiê é a professora Andréia Machado Oliveira (UFSM).

Veja a Chamada completa.

• Fronteiras do projetar: diálogos entre arte e design – v.4, n.2 (Outubro/Dezembro 2020)

A chamada abre espaço às materialidades que se encontram nas pesquisas, criações e fazeres entre a Arte e o Design: interessa identificar em que medida o cotidiano vivido hoje se mostra em sua versão mais radical daquilo que se configurou como o nosso corpo ao longo dos últimos séculos – um corpo ora disciplinado, normalizado, acelerado, qualificado, ora desacelerado, descartado, ora recomposto… E, então, intimamente conectado à vitalidade e às eloquências das coisas (Haraway, 2008). O dossiê convida pesquisadorxs e/ou artistas e/ou designers a responderem às questões: Como as coisas projetadas afetam a vida das pessoas?  As nossas vidas e o ambiente ao nosso redor? Ou, ainda, como afetam os meios mais longínquos? A editora do dossiê é a professora Claudia Marinho (DAUD – UFC).

Veja a Chamada completa.

Mais informações: revistavazantes@gmail.com ou diretamente às editoras: profmilena@manifesto21.tv / andreiaoliveira.br@gmail.commarinhoclufc@gmail.com