Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte

Área do conteúdo

Residência Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem abre seus encontros à participação livre da comunidade

Data da publicação: 24 de setembro de 2024 Categoria: Sem categoria

No centro da foto, Thiago Mota: Bacharel em dança e Mestre pelo PPGArtes da Universidade Federal do Ceará. Mota é um dos coordenadores da Residência Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem que iniciou suas atividades em 10/9 na Escola Porto Iracema das Artes. A Porto é parceira do Instituto de Cultura e Arte (ICA|UFC) e da Casa Absurda na realização do projeto, vencedor no 13º Edital Ceará das Artes (SECULT/CE), com Thiago tendo sido o 1º colocado da modalidade “Pesquisa e Formação (Ampla concorrência/Capital)” angariando o fomento de R$ 30.000,00.

Mota integra o grupo de pesquisa QUINTAL: corpo, pensamento e outras dramaturgias, orientado por Thereza Rocha, sentada à sua esquerda na foto. Rocha é professora dos cursos de dança ICA|UFC (Bacharelado e Licenciatura), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES|UFC) e coordena a residência junto com Thiago e Amália Moraes, também na foto. Essa, por sua vez, foi tirada por SKY, estudante do curso de Licenciatura em Dança ICA|UFC e residente do projeto. O QUINTAL conta atualmente com 10 pessoas pesquisadoras dentre graduandos, mestrandos e técnicos administrativos em educação e, nele, Thereza desenvolve a pesquisa CENA DO TEXTO|TEXTO DA CENA: derivas da escrita de processo, conceito operativo inaugurado em sua tese de Doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro|UNIRIO.


A Residência permanente Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem selecionou 30 artistas (dentre criadores/criadoras e dramaturgistas) residentes para formar o seu grupo  constante de trabalho. Trata-se de um projeto inédito que pretende agir no panorama das artes de Fortaleza e adjacências introduzindo nele o exercício crítico do dramaturgismo: um acompanhamento de processos de criação perguntando-se pelo que, neles, faz sentido. Conforme Mota afirma: “A gente quer trabalhar o processo de criação com o enquadramento da crítica de arte, e não o contrário, percebe? É essa inversão que nos interessa.”

Amália Moraes completa: “A Residência Dramaturgias do corpo, da cena, da imagem é uma boa oportunidade para dramaturgistas e criadores escavarem os interstícios entre uma linguagem de arte e outras, possibilitando interessantes trânsitos criativos” – inter e transdisciplinaridade que são marco pedagógico do Instituto de Cultura e Arte, atualmente sob a direção de Ivânio Azevedo e Denise Parra. “Esses trânsitos estão também pautados no vaivém sanfonado entre criação e crítica, entre poética e estética, mediadas pela ética, marca do dramaturgismo.”, Rocha finaliza.

O processo de seleção das propostas, dentre as que atenderam à convocatória pública, aconteceu no mês de agosto. “Para nossa surpresa, a maioria das pessoas aplicaram para as 15 vagas de dramaturgistas. Isso confirma a demanda ainda não atendida no Ceará de instâncias formativas em crítica de arte, o que o dramaturgismo proporciona.” Thereza refere-se à atenção quase exclusiva das Artes no Ceará à formação de criadores e criadoras, “o que é incrível, ninguém está falando o contrário, porém temos demandas em outras duas áreas: a da crítica de arte e a do trabalho. É fundamental que nos ocupemos com a rede de fomento e circulação de bens culturais na qual tantos artistas formados tenham lugar. Estudam, estudam e estudam: onde eles e elas vão trabalhar?”.

O grupo de residentes reuniu-se reservadamente no 1º encontro e a boa notícia é que, a partir da última terça-feira, dia 17/9, a Residência passa a ser aberta à participação livre de artistas e pessoas interessadas. Os encontros são semanais, com acesso gratuito, sempre às terças, de 18h30min a 21h30min, na Escola Porto Iracema das Artes e duram até junho/2025. Como não se trata de um curso, não há cronograma progressivo de conteúdos com um encontro sendo pré-requisito do próximo, a não ser para os residentes.

Assim, você pode chegar a qualquer momento e participar. Thiago comenta: “é um percurso formativo, sim, mas que não visa a uma finalização apoteótica, ele instiga o seu meio, como sempre, um ponto de partida”. Parece concordar com o já saudoso Nego Bispo quando o filósofo quilombola dizia: “não há começo, meio e fim. Na cosmologia do nosso povo, temos começo, meio e começo.”

Acompanhe-nos no Instagram: @dramaturgias_

Residência Permanente Dramaturgias do Corpo, da Cena, da Imagem
Local: Escola Porto Iracema das Artes
R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE
Gratuito

Realização: QUINTAL: corpo, pensamento e outras dramaturgias
Parcerias: Porto Iracema das Artes Parcerias: Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), Casa Absurda, Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES/UFC)
Apoio: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE).

 

Este projeto é apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Complementar 195/2022.
Assessoria de imprensa
Joanice Sampaio (85)
98631 2139/99721 0234
joanicesampaio@gmail.com

Acessar Ir para o topo