Projeto da UFC cria site para catalogar obras artísticas produzidas durante a pandemia

Data de publicação: 28 de novembro de 2022. Categoria: Sem categoria

O site “Narrativas do Contemporâneo”, lançado em (24/11), é resultado de pesquisas realizadas durante setembro de 2021 e agosto de 2022 durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O projeto Narrativas do Contemporâneo foi feito pela bolsista Ana Vitória Fontenele de Vasconcelos, aluna de Jornalismo da UFC, e orientado pela Professora Doutora Deborah Cristina Antunes, do curso de Psicologia.

Pensado como uma forma de catalogar obras artísticas nacionais produzidas durante o primeiro ano de pandemia da COVID-19 e que falem sobre o assunto, a plataforma traz todas as obras analisadas pelo projeto. As obras vão desde livros físicos e digitais, até músicas, curtas-metragem e peças teatrais. O trabalho final agrega 95 produções, divididas em 4 categorias: Experiências, Sentimentos & Afetos, Pedagógicas e Críticas.

A professora Deborah conta que idealizou o projeto por causa da possibilidade de entender como a sociedade brasileira se comportou e registrou as vivências de um momento histórico tão impactante na vida de todos. “O Narrativas da Pandemia foi essencial para entender o que as obras produzidas dizem sobre este momento histórico, o que dizem do que somos aqui e agora e do que nos tornaremos, além de qual o nosso papel na compreensão do vivido e na criação do porvir”, comenta a professora.

Além das produções, o site também conta o processo de pesquisa e montagem do material. As pesquisadoras também possibilitam que o público envie sugestões de produções para serem anexadas ao catálogo, não só do primeiro ano de pandemia, mas também produtos feitos até o presente momento.

Informações: Ana Vitória Fontenele de Vasconcelos, aluna de Jornalismo da UFC – E-mail: avitoriav@alu.ufc.br