Português

Professor aposentado da UFC, Ricardo Guilherme é o novo integrante da Academia Fortalezense de Letras

3 de maio de 2021

Professor aposentado da UFC, o escritor Ricardo Guilherme é anunciado como novo integrante da Academia Fortalezense de Letras. O autor tomou posse na última quarta-feira, dia 28/04, ocupando a cadeira de número 37 cujo patrono é o historiador Raimundo Girão.

Com 18 anos de existência, a Academia Fortalezense de Letras – AFL é composta atualmente por 40 cadeiras ocupadas por acadêmicos eleitos e seus respectivos patronos. Tem como objetivo a valorização da língua e da literatura nacionais, mostrando-se pulsante e atenta aos movimentos culturais do agora.

Ricardo Guilherme é  ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, professor universitário, pesquisador, e formulador da poética do Teatro Radical Brasileiro. Sua teatrografia é composta de aproximadamente duzentos espetáculos realizados, em cinco décadas de atividade (1970 a 2020), em uma trajetória nacional e internacional. Como contista, cronista e poeta, teve obra publicada pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, pela Fundação Cultural de Fortaleza e pela Fundação Demócrito Rocha. É professor da UFC desde 1979 e foi um dos signatários do anteprojeto de criação, em 2009, do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Atualmente, mesmo aposentado, desde 2019, continua atuando como professor-colaborador no Instituto de Cultura de Arte da Universidade Federal do Ceará. Como pesquisador, acumulou e/ou produziu diversos materiais ao longo de toda a sua trajetória, desde a década de 1970, criando o Doc.Teatro Ricardo Guilherme, acervo que está sob custódia da UFC e integra o projeto Acervo ICA.

 

Fonte: Ricardo Guilherme

 

Marcadores: