Prof. Cavalcante Junior lança o livro “Amargoso” e faz um inventário de vidas masculinas marcadas pela violência sexual na infância

Data de publicação: 14 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

No dia 16 de março, no Espaço Cultural do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC), às 19h30, ocorrerá o lançamento do livro “Amargoso”, de Cavalcante Junior, psicólogo e professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Seu mais novo livro, o 23º da sua carreira, é uma obra de ficção concisa, do gênero novela, que faz um inventário de vidas masculinas marcadas pela violência sexual na infância. A trama do livro se passa na Bahia e apresenta as experiências vividas por um homem nordestino, gay e artista.

Na construção do personagem principal, o autor reuniu as vivências de muitos homens gays que passaram pela experiência da violência sexual durante a infância e o trauma deixado em suas existências por toda a vida. O livro fala de amor, das consequências do desamor e das possibilidades transformadoras do amar.

“Nunca fale para ninguém o que aconteceu entre nós” / “A minha pele guardou o segredo”. Estas frases, presentes no livro, reforçam a cultura do silêncio e todo o preconceito envolvido pelos valores machistas da cultura do masculino, além disso endossa o debate trazendo as consequências do trauma e as contribuições da arte para a transformação dessa marca carregada para sempre.

A temática da violência sexual contra meninos é um tema pouco abordado no Brasil e com a concisão do novelista, Cavalcante Junior narra a história de cinco décadas de quem conheceu a dor na infância, no corpo marcado pela diferença, na alma cindida pelo preconceito, no espírito infernizado por gerações de adultos e do segredo guardado na pele.

Sobre o autor – Francisco Silva Cavalcante Junior nasceu em Fortaleza (CE), é psicólogo, artista da palavra e professor do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará. Possui Ph.D. em Leitura e Escrita pela Universidade de New Hampshire (EUA) e é Pós-Doutor em Comunicação e Produção Literária pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).

Entre as obras já lançadas, estão Letramentos para um mundo melhor (Alínea, 2008); Travessias de cigano (Armazém da Cultura, 2017); Humanismo de funcionamento pleno (Alínea, 2018); Mobpoéticas à mão (Radiadora, 2018); Ser-tão água (Armazém da Cultura, 2020); As palavras que você ainda não tem (CRV, 2021) e Tempo-sol (CRV, 2022).

O lançamento será coordenado pelo editor Alan Mendonça (Radiadora) e o livro será apresentado pelo professor Custódio Almeida (UFC). O evento contará com show musical de Rubens Gouveia e sessão de autógrafos com o autor.

Use máscara e apresente o passaporte vacinal da covid-19.

Serviço:

Lançamento do livro “Amargoso” – Editora Radiadora, de Cavalcante Junior

Data: 16 de março (quarta-feira)

Local: Espaço Cultural da ADUFC – Av. da Universidade, 2346 – Benfica

Valor do livro: R$ 40,00

Após o lançamento, o livro pode ser adquirido nas livrarias, pelo site da editora www.radiadora.com.br, pelo Instagram @editora_radiadora ou pelo WhatsApp da Radiadora (85) 99944-2220.