Poéticas formativas: Confira como foram as oficinas da VI Mostra ICA e do VII Encontro de Cultura Artística

Data de publicação: 12 de março de 2021. Categoria: Sem categoria

As oficinas realizadas pela VI Mostra ICA e VII Encontro de Cultura Artística proporcionaram aprendizado e uma diversidade de conteúdos e atividades para os participantes. As atividades foram realizadas pelo Google Meet, dentro da programação da sessão Poéticas Formativas.

Na quinta-feira, 11, foram realizadas 3 oficinas no turno da manhã e nesta sexta, 12, foram realizadas mais 2 oficinas. A primeira oficina, “Podcast como Ferramenta’’, foi realizada por Thaiane Firmino, mestranda em Comunicação pela UFC e estudante do curso de Graduação em Gastronomia também da UFC e pela Thais Firmino, aluna do Mestrado em Comunicação e do Curso de Ciências Sociais da UFC. Elas ministraram um conteúdo teórico sobre podcast e destacaram a importância do uso de dispositivos móveis atualmente como ferramenta de produção e compartilhamento de conteúdo. Durante a oficina, foi proposto um exercício prático do processo de criação de um Podcast.

Na sequência, foi realizada a oficina “Colagem e sua incorporação no processo criativo de concepção de coleção de Moda’’, apresentada por Arthur Antunes de Carvalho, aluno do curso de Design-Moda da UFC. Na oficina, Arthur destacou a importância da colagem no processo criativo com o uso de exemplos, ferramentas e o processo da colagem em si.

A última oficina da quinta-feira, 11, “Estratégia de Análise da Gestualidade para produto audiovisual’’, também realizada por Thais Firmino e Thaiane Firmino, ofereceu uma apresentação teórica didática e atividades práticas sobre a Gestualidade.

Para movimentar o corpo, na programação desta sexta-feira, 12, tivemos a oficina Gerações (Educadance), ministrada pelo estudante do curso de Educação Física da UFC, André Linhares (Drew Linhares), que também contou com a participação da coordenadora do Projeto Escola de Dança do IEFES, a professora Tatiana Zylberberg. Drew apresentou diversos exercícios de consciência corporal e livre expressão através da dança.

A segunda oficina, “Desenho de Figurino para Vilões: Criando e Analisando Concept Arts para este tipo de personagem”, ministrada pela estudante de Design-Moda Sophie Teles, bolsista do projeto Bolsa Arte Moda, abordou aspectos de criação de personagens malignos com inspiração em RPG e na concepção de alinhamento. Ela apresentou diversos exemplos de personagens de jogos, quadrinhos, vilões consagrados da cultura pop, além de desenhos de figurinos criados pela própria estudante para este tipo de personagem.

Todos os participantes das oficinas receberão certificados de horas complementares. As oficinas foram um momento importante de aprendizado para todos que participaram.