Midiadança UFC realiza programação on-line, neste mês de julho, com ciclo de lives, residências e convocação para videodança

Data de publicação: 15 de julho de 2020. Categoria: Sem categoria
Imagem Performance Oumuamua, de Jonas Runa – Foto: Vasco Stocker de Vilhena.

Performance Oumuamua, de Jonas Runa – Foto: Vasco Stocker de Vilhena.

O Midiadança – Laboratório de Dança e Multimídia, projeto dos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoiado pela Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC), promove uma série de atividades, a partir desta quinta-feira (16), em parceria com instituições nacionais e internacionais. A programação inclui Ciclo de Lives Midiadança / TEPe – Dança, Corpo e Tecnologia, Residências REDIV – Rede Ibero-Americana de Videodança, e Convocatória POGO Dança.

Confira abaixo a programação:

• Ciclo de Lives Midiadança / TEPe – Dança

Dias: 16, 20, 21, 23, 27, 28 e 30 de julho – às 17h

Onde assistir: @labmidiadanca (instagram)

São 7 lives, com a participação de convidados brasileiros e portugueses, resultado de uma parceria da UFC com a Ulisboa (Portugal) por intermédio do TEPe – Technologically Expanded Performance, com o apoio a FUNCAP (Brasil) e FCT (Portugal). Os temas são os mais diversos abordando a relação dança, corpo e tecnologia, a saber: algoritmos de controle; o digital e a Rede; sonoridades urbanas, performance e consciência astrofísica, arquivos digitais, tecnologias Interativas; realidade virtual; patrimônio cultural; inteligência artificial; videodança, entre outros.

• Residências REDIV – Rede Ibero-Americana de Videodança

Desbordamientos / Transbordamentos

É uma residência de criação à distância, que acontecerá no período de julho a outubro de 2020, na qual estudantes de diferentes universidades e escolas ibero-americanas interagem e colaboram na criação conjunta de obras audiovisuais, fotográficas, escritas ou performáticas ou do campo do audiovisual (videodança ou cinedança). São dois a três alunos escolhidos de cada universidade que trabalham em conjunto com outro grupo de mesmo formato. No total, são quatorze instituições que fazem parte das Residências REDIV: três colombianas, quatro brasileiras, uma portuguesa, três argentinas, uma paraguaia e duas mexicanas. Na UFC, os estudantes fazem parte do Laboratório Midiadança.

• Pogo Dança – Aglomerações virtuais

Nesta sexta-feira (17/07)  será o lançamento da convocatória para participação no Pogo Dança, através do site do Midiadança. A proposta deste projeto é criar diversas ações virtuais que desencadearão uma obra de videodança ao final do processo, a partir de fragmentos de vídeos enviados por todas as pessoas que frequentam/trabalham no ICA sejam estudantes, professores e técnicos de todos os cursos. Pogo é o nome de uma dança de origem africana que, com o passar do tempo, foi associada ao punk rock. Pogo Dança é uma ação dos Cursos de Dança do ICA e conta com o apoio das Bolsas de Iniciação Acadêmica, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC (PRAE) e do Laboratório Midiadança.

Ficha Técnica: Andreia Pires e Leonel Brum (Direção); Andreia Pires (Coreografia); David Leão e Allan Diniz (Edição); Walfrido Magalhães (Produção); Victor Mota (Assistente de Produção); Matheus Costa (Design Gráfico); Gabriel Aquino, Luanna Sousa e Rayanderson Freitas (Bolsistas).

Mais informações consultar a programação detalhada.

Fonte: Prof. Leonel Brum – E-mail: brumleonel@gmail.com / Midiadança: http://www.midiadanca.ufc.br / TEPe: https://tepe.estudiosdedanca.pt/