Português

Projeto LivesJor, do Curso de Jornalismo, promove discussões sobre comunicação em tempos de pandemia

1 de junho de 2020

O projeto LivesJor, organizado pelo Curso de Jornalismo do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), promoverá, a partir desta segunda-feira (1º), às 18h, através de seu canal do YouTube, discussões sobres temas da área da comunicação em tempos de pandemia.

O primeiro encontro terá como tema “Desinformação e Fake news: a importância e a ética do jornalismo na pandemia” e contará com as participações de Luís Sérgio Santos, professor de jornalismo da UFC; e Roberto Maciel, jornalista e produtor cultural. As inscrições, abertas a toda a comunidade, podem ser feitas por meio de formulário eletrônico e os inscritos terão direito a certificado digital de participação.

Os encontros on-line ocorrerão sempre às segundas e quartas-feiras, às 18h. A ideia central do projeto é socializar, por meios virtuais, conhecimentos de acadêmicos e profissionais do jornalismo em meio à situação de isolamento social. Os temas serão discutidas por professores do curso e convidados externos, que abordarão assuntos como o mundo pós-pandemia, fake news, ética no jornalismo e Big Brother Brasil. Os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes no chat das plataformas.

Confira a programação completa abaixo.

1/6 – Desinformação e Fake news: a importância e a ética do jornalismo na pandemia

Palestrantes: Prof. Luís Sérgio e Roberto Maciel

3/6 – Felicidade, glamour, lacração e adoecimento nas redes sociais

8/6 – A Comunicação remota: ganhos e perdas de uma nova situação interacional

10/6 – Produção de podcasts na pandemia

15/6 – Consumo, algoritmos e plataformas no mundo pós-pandemia

17/6 – Jornalismo esportivo sem esporte: os desafios da cobertura em tempos de pandemia
 
22/6 – A condição do trabalho, a saúde mental e as novas práticas dos jornalistas

24/6 – Leitura Crítica da Mídia e Literacia Digital

29/6- Big Brother Brasil: interações, público e produção
 
1/7 – A arte e o espetáculo nas mídias

Sobre o LivesJor – O projeto LivesJor surgiu, em meio à suspensão das aulas presenciais, quando o colegiado do Curso de Jornalismo da UFC, reunido por professores, representantes discentes e técnico-administrativos, resolveu discutir sobre a criação de uma iniciativa para movimentar as atividades acadêmicas do curso.

Voltada para a comunidade acadêmica e externa, a ação possui o objetivo de manter o contato com os alunos e socializar o conhecimento produzido e estudado no curso. Por meio de transmissões de lives que abordam temas escolhidos pelos estudantes, o projeto busca informar a população sobre as principais discussões presentes no mundo contemporâneo e contribuir para a formação social das pessoas.

Marcadores: