Licenciatura em Teatro realiza a XXII Mostra do curso de Teatro da UFC

Data de publicação: 9 de abril de 2021. Categoria: Sem categoria

A XXII Mostra do Curso de Teatro-licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) – TRAVESSIAS DA CENA, na sua edição “Conexão Poéticas Cênicas”, apresenta ao público cerca de 22 experimentos artísticos criados por estudantes de diferentes semestres do mesmo.  São trabalhos desenvolvidos num contexto de ensino remoto, lidando com o distanciamento social, em que professores procuraram agenciar oportunidades de aprendizagem apesar de todos os desafios que envolvem o ensino de teatro durante a pandemia de covid-19. A Mostra vai operar com diferentes plataformas para a exibição das criações. O público em geral terá acesso gratuito aos trabalhos pelo canal do Curso de Teatro-licenciatura UFC no Youtube; pelo Ecos do Teatro, canal de podcast do curso no Spotify e em sala de vídeo chamada para uma das performances.

Uma novidade, nesta edição, é o uso de um canal de podcast que irá veicular, entre outros conteúdos, experimentos sonoros criados nas disciplinas de Voz e Educação e Pesquisa de Voz para a cena, com orientação da professora Juliana Rangel. Como a mesma destaca: “Neste contexto de isolamento social, nos lançamos no desafio de criar, de pensar em possíveis pedagogias da voz no ambiente da rede…. no percurso da voz-corpo, os sons do mundo, cotidianos e inventados a partir dos ecos de uma memória, singularmente, sonora”.

Além de compartilhar as criações dos estudantes, a mostra abre um importante espaço de reflexão sobre processos de criação no contexto remoto, que envolverá artistas convidados e discentes responsáveis pelas obras que serão apresentadas. A roda de conversa que abre o evento, no dia 12 de abril às 15h, irá discutir o tema “Conexão poéticas cênicas: processos de criação no contexto remoto” e contará com a participação de três artistas convidados pela organização, são eles: Andreia Pires (CE), Felipe Oládélè (MG) e Levi Debandada (CE).

Ao longo de toda a programação, sempre às 15h, serão realizadas também rodas de debate sobre o percurso criativo vivenciado com os próprios estudantes das disciplinas envolvidas e seus professores.

Para o professor Francis Wilker, coordenador geral do evento, “nossos estudantes vivenciaram aquilo que professores de teatro nas escolas públicas e particulares e artistas da cena estão enfrentando no momento: criar, ensinar e produzir trocas significativas apesar do pesadelo coletivo em que o país está mergulhado. Para além das aprendizagens envolvidas, acredito que a criação artística é um modo de fazer pulsar vida, utopias, alimentar os imaginários e alargar horizontes em meio a tanto luto, apreensão e indignação”.

A mostra irá disponibilizar ainda materiais produzidos por estudantes do curso sobre alguns grupos de teatro do Ceará, sob a orientação dos professores Ghil Brandão, Juliana Carvalho e Francis Wilker. São podcasts e vídeos em que a poética dos coletivos Grupo Ninho, Terceiro Corpo, As Travestidas, As 10 Graças e Ânima são discutidas de maneira bastante envolvente. A professora Juliana Carvalho, que coordena o canal de podcast, destaca os desdobramentos possíveis, “acredito que essas produções são recursos didáticos muito potentes para o trabalho de professores da educação básica no ensino de arte, que podem abordar com seus alunos a produção artística do próprio estado”.

A coordenadora do curso, professora Tharyn Stazak destaca que a realização da mostra “é um momento indispensável de troca e avaliação dos resultados dos processos de pesquisa e experimentação realizados nas disciplinas que a compõem. Ela permite o contato com a prática teatral, tanto através de experiências de criação quanto de apreciação, em que são compartilhados procedimentos poéticos, técnicos, pedagógicos, entre outros. É um espaço muito rico para a formação artístico-profissional”.

Serviço:

Travessias da Cena – XXII Mostra do curso de Teatro da UFC – Conexão Poéticas Cênicas

Data: 12 a 17 de abril de 2021

Onde: canal de YouTube do curso de teatro licenciatura UFC; Ecos do Teatro (canal de podcast no Spotify)

Horários diversos.