Português

Laboratório de Dança e Multimídia da UFC tem dois filmes selecionados para festival no Canadá

20 de agosto de 2019

Dois filmes produzidos durante atividades do Laboratório de Dança e Multimídia dos cursos de Dança da UFC foram selecionados para o 4° Festival Of Recorded Movement (F-O-R-M), que acontece entre 19 e 21 de setembro de 2019 no SFU Gold Corp Centre for the Arts, em Vancouver, Canadá. O festival é dedicado à exibição de curtas-metragens com enfoque no corpo em movimento e já exibiu mais de 100 filmes de mais de 15 países nas últimas edições.

“Equação” e “Oito Variações”, dirigidos pelos cearenses Allan Diniz e Dayana Ferreira, foram produzidos com jovens bailarinos durante uma oficina de videodança realizada neste ano pelo Laboratório de Dança e Multimídia da UFC, em parceria com a Escola Pública de Dança da Vila das Artes, em Fortaleza, Ceará.

“Equação” retrata uma sociedade em que pessoas são programadas em laboratório e é inspirado no universo da ficção científica, evocando clássicos como Admirável Mundo Novo, de George Orwell. Apresenta-se como um videodança e experimenta a sutileza do corpo em movimento em conexão com a câmera, admitida em alguns momentos como uma quarta bailarina.

“8 variações” potencializa o movimento por meio do som, através de variações de ritmo, andamento e paisagens sonoras, propondo novas maneiras de encontrar dinâmica dentro da repetição. O empoderamento feminino é disparador conceitual para criação de gestualidades e imaginários destoantes dos padrões estabelecidos. Inspirado na coreografia de Anne Teresa de Keersmaeker, Rosas Danst Rosas, o trabalho experimenta as possibilidades da dança para o vídeo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ficha técnica

Título: Equação

Ano de produção: 2019

Estreia: 19 de setembro de 2019, Vancouver

Direção: Allan Diniz e Dayana Ferreira

Intérpretes criadoras: Ana Beatriz, Brisa Vitoria, Julie Segundo e Leeh Santos

Duração: 04m:18s

País: Brasil

Trailer: Youtube –  https://youtu.be/1N98PJkxkvw

 

Ficha técnica

Título: 8 variações

Ano de produção: 2019

Estreia: 19 de setembro de 2019, Vancouver

Direção: Allan Diniz e Dayana Ferreira

Intérpretes criadores: Alicy Ferreira, Ana Crisley, Ana Gabriela, Ana Karla, Ana Lara, Ana Luizy, Deylane Belchior, Gabrielly Vitória, Domitilia Isabely, Iane Elen, Kailany Gonçalves, Maitê Ximenes, Maria Eduarda Araújo, Maria Eduarda Gomes, Maria Gabrielle, Maria Luisa, Raíssa Nunes, Saulo Rodrigues, Stella Campelo

Duração: 04m:55s

País: Brasil

Trailer: Youtube – https://youtu.be/rJkG0o7po9Q

Marcadores: