IV Encontro de Cordas Flausino Valle promove série de palestras, masterclasses e recitais; inscrições até 31/08

Data de publicação: 26 de agosto de 2020. Categoria: Sem categoria

30 alunos da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza contribuem com a organização do IV Encontro de Cordas Flausino Valle (Foto: Divulgação)

Evento consolidado no calendário da educação musical, do ensino e da performance de instrumentos de cordas friccionadas, o Encontro de Cordas Flausino Valle (ECFV) chega à sua 4ª edição este ano. Será realizado de 5 a 12 de setembro e está com inscrições gratuitas para conferências, masterclasses e apresentações de trabalhos científicos até a próxima segunda-feira (31)via formulário eletrônico.

Por conta da pandemia de covid-19, a edição de 2020 será realizada toda em ambiente virtual. Explica a Profª Liu Man Ying, do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará e coordenadora-executiva do evento, que o formato inédito propiciou ao ECFV crescer.

“Por conta do isolamento social, percebemos que precisávamos inovar e descobrir novas maneiras de diminuir a distância entre os professores e nossos alunos. O modo virtual permitiu que juntássemos um número recorde de convidados, ao encurtar as distâncias e contar com a colaboração voluntária e altruísta de todos”, afirmou a Profª Liu. Contribuem para a organização do evento 30 alunos que integram a Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza.

Ainda segundo a docente, 22 universidades estão representadas no Encontro, sendo 16 federais e quatro estaduais brasileiras, além de duas instituições estrangeiras: a Universidade de Aveiro (Portugal) e a Universidade de Dartmouth (EUA). Ministrantes de oficinas e masterclasses incluem 23 professores de violino, cinco de viola, dez de violoncelo e cinco de contrabaixo, além de mais outros dez palestrantes convidados.

Músicos de sete orquestras diferentes, a exemplo da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e dos projetos sociais Tapera das Artes (CE) e Projeto Guri (SP), farão parte das atividades, compartilhando suas experiências com os participantes.

A programação do Encontro tem início no sábado (5), às 10h, por meio da plataforma Google Meet, com a palestra “Panorama do ensino de violino/viola desde o final do século XVIII: pedagogos e princípios de suas escolas”, com o Prof. Emerson de Biaggi, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nos outros dias, das 8h às 12h, haverá a II Conferência do ECFV, com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos.

No turno da tarde, das 14h às 18h, será a vez de masterclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e as oficinas de ensino coletivo de cordas, de violino gypsy jazz e de regência e orquestração. Outras informações sobre inscrições, frequência, cronograma e participação no evento podem ser consultadas no regulamento.

Para Alana Shelda, bolsista voluntária da camerata e aluna do Curso de Música da UFC, todos os anos é colocada à prova a evolução de cada um no instrumento, e amigos e professores podem se rever. “Participar este ano e poder ter a oportunidade de compartilhar a música com pessoas de todo o mundo é um sinal de que dias melhores podem vir e de que a música segue resistindo”, afirma.

RECITAIS ‒ Durante toda a semana do evento haverá recitais didáticos no período noturno, das 19h às 21h, transmitidos ao vivo no canal do IV ECFV no Youtube. Nesses recitais, além de tocar, professores e músicos convidados irão comentar aspectos técnicos, históricos e interpretativos do repertório escolhido. O primeiro recital ocorrerá no dia 5 de setembro, às 20h, com o violinista Lourenço Budó e a contrabaixista Cláudia Amaral.

SAIBA MAIS ‒ Criado em 2017, o Encontro de Cordas Flausino Valle é realizado numa parceria da UFC e a Universidade Federal do Acre (UFAC), sob a direção das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e do Prof. Leonardo Feichas, da UFAC. As edições anteriores do evento foram sediadas em Rio Branco (AC), Fortaleza (CE) e Pelotas (RS).

A programação completa do IV ECFV está disponível no site do evento, na página oficial do Facebook e no perfil do Instagram (@encontroflausinovalle). Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail encontroflausino@gmail.com.

Fonte: Profª Liu Man Ying, coordenadora da Camerata de Cordas da UFC-Fortaleza e coordenadora-executiva do IV Encontro de Cordas Flausino Valle ‒ e-mail: encontroflausino@gmail.com