“Instabilidade Fundamental”, nova exposição coletiva da OMA Galeria (São Paulo), propõe tratado político de convivência, com obra de Ana Mundim e curadoria de Lucas Dilacerda do PPGArtes do ICA-UFC

Data de publicação: 23 de agosto de 2023. Categoria: Sem categoria

Ana Mundim, De que são feitos os restos?, 2021 – Quadro de vidro duplo com água, areia e fotografia digital, impressão com tinta látex sobre papel fotográfico.

No dia 26 de agosto, a OMA Galeria abre a exposição coletiva “Instabilidade Fundamental”, com curadoria de Alice Granada, Ana Carla Soler e Lucas Dilacerda, discente do Programa de Pós-Graduação em Artes do ICA-UFC. A mostra envolve questões sobre paisagem, arquitetura, corporeidade e materialidade em diferentes meios e técnicas, contando com produções de 26 pessoas, entre as quais Ana Mundim, multiartista e docente dos cursos de Pós-Graduação em Artes e Bacharelado e Licenciatura em Dança do ICA-UFC.

A partir da diversidade dos trabalhos, abrangendo a relação entre similaridades e diferenças, a equipe curatorial propôs o título da mostra: “Instabilidade Fundamental”. A frase faz referência ao psicanalista francês Jacques Lacan (1901 – 1981), que afirmou que todo “equilíbrio” é na verdade sustentado por uma base de instabilidade. A exposição foi pensada como um tratado político de convivência, mostrando a produção de artistas de territórios e trajetórias distintas, constituindo zonas de contato e de fricção entre as obras apresentadas.

Dividida entre os dois andares da galeria, a mostra conta com três núcleos: “Arquiteturas intensivas”, discutindo a relação conflituosa entre as construções humanas, a natureza e as materialidades; “Corporeidades afetivas”, tratando das tensões de limites entre o corpo, o mundo e o tempo; e “Paisagens sociais”, abordando a subjetividade, o ambiente e a sociedade, compreendendo a percepção também como algo político. Os três eixos da mostra tensionam a relação entre passado, presente e futuro, as relações com as tecnologias e a percepção do mundo com tempos dilatados e sobrepostos. A exposição ainda conta com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, obras interativas, sonoras e táteis.

Serviço:

Instabilidade Fundamental

Data da abertura: 26 de agosto de 2023

Horário da abertura: das 13h às 17h

Exposição: de 26/08/2023 a 23/09/2023

Visitação: terça a sexta-feira: 14h às 19h; sábados: 10h às 15h.

Local: OMA Galeria – Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP

Informações: Lucas Dilacerda | E-mail: lucasdilacerda3@gmail.com