ICA inaugura Projeto Livros Livres

Data de publicação: 10 de abril de 2019. Categoria: Sem categoria

Foto: Tobias Gaede

Na última terça-feira (20), o Instituto de Cultura e Arte (ICA), em parceria com a Biblioteca Universitária (BU) da UFC, inaugurou o Projeto Livros Livres no ICA. A data foi escolhida por ocasião da abertura das atividades do semestre 2019.1 e recepção aos alunos novatos e veteranos.

Após um cortejo e roda de improvisação de música e dança com integrantes dos projetos Improvisa, coordenado pela Profª Ana Carolina Mundim, e Acadêmicos de Casa Caiada, coordenado pela Profª Catherine Furtado, o diretor do ICA Prof. Sandro Thomaz Gouveia realizou a abertura oficial do projeto que busca incentivar e democratizar o acesso à leitura entre alunos, servidores e frequentadores no Instituto de Cultura e Arte. Em seguida, a bibliotecária Islânia Castro, responsável pela implementação do projeto na Universidade, contextualizou e ressaltou os objetivos do projeto, que visa incentivar o gosto pela leitura, por meio do compartilhamento de livros, sem que haja a necessidade de realizar cadastro, sem data de devolução ou multas.

Fotos: Tobias Gaede

A estante dos Livros Livres está localizada no espaço de convivência do ICA ao final do corredor central, no térreo do prédio. O projeto conta com a colaboração da comunidade, por meio do recebimento permanente de doações de livros de literatura nacional e estrangeira pertencentes aos diversos gêneros literários, catálogos artísticos, histórias em quadrinhos, ensaios, revistas, etc. Para o início do projeto, foi realizada uma campanha de arrecadação de livros, que recebeu o total de 491 obras para compartilhamento.

O ICA é o décimo quinto ponto dos Livros Livres. São catorze na UFC e um externo. Existente desde maio de 2016, a iniciativa do Sistema de Bibliotecas da UFC já teve mais de 5.000 títulos compartilhados. Confira a lista completa de pontos: Biblioteca Central do Campus do Pici Prof. Francisco José de Abreu Matos; Biblioteca do Campus de Russas; Biblioteca de Ciências da Saúde; Central de Atendimento ao Servidor/UFC; Observatório de Políticas Públicas/UFC; Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará; Biblioteca do Campus de Quixadá; Biblioteca de Ciências Humanas; Centro de Tecnologia – Projeto LER Engenharia Reflexões – Desenvolvido pelo Prof. Luiz Gonzaga; Biblioteca da Faculdade de Direito; Biblioteca do Campus de Crateús; Biblioteca do Curso de Arquitetura; Biblioteca do Campus de Sobral; Biblioteca do Museu de Arte; Instituto de Cultura e Arte.

Fotos: Tobias Gaede

Campanha de arrecadação

Doações de obras para o Livros Livres no ICA podem ser entregues no setor de Produção Cultural do ICA.

Endereço: Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Campus do Pici, s/n – CEP 60451-970 – Fortaleza – CE

Horário para doação: 08h às 12h e 13h às 17h, de segunda-feira à sexta-feira

Telefone: (85)3366 9222

Fonte: Direção da Biblioteca Universitária (85 3366.9507) e Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte (85 3366.9222).