Exposição “Escondidos no caminho”, do artista visual Dan Pelegrin, tem abertura no próximo dia 09 de novembro, no MAUC

Data de publicação: 3 de novembro de 2022. Categoria: Sem categoria

A exposição Escondidos no caminho, do artista visual Dan Pelegrin, estará em cartaz no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC)MAUC, no período de 09 a 29 de novembro de 2022. A abertura será no dia 09 de novembro, a partir das 17h, e contará com performance da artista colombiana Daniela Yara Cantillo Castrillon e da professora dos Cursos de Dança do ICA-UFC Emyle Daltro.

Com curadoria da professora Pamela Merrill Brekka, PhD (University of South Florida, Tampa), a exposição conta com 40 obras do artista Dan Pelegrin produzidas nos anos de 2006 a 2022.

Com sua pesquisa artística, Pelegrin brinca com o nosso olhar, sensibilizando-nos a ver/imaginar uma diversidade de “coisas escondidas” nas paisagens cocriadas por rochas, nuvens, gente, plantas, entre outros agentes que compõem arte coletivamente. As criações do artista e seus colaboradores evidenciam pistas dos caminhos percorridos, reunindo produções imagéticas carregadas de memória.

Além das obras da exposição, outros trabalhos de Pelegrin poderão ser apreciados no livro Escondidos no caminho: aisthesis da pareidolia, de autoria do artista e que terá um pré-lançamento com palestra durante a exposição.

Dan produz, coleta e articula imagens dos lugares onde viveu e/ou visitou, fazendo arte em diálogo com artistas de diferentes épocas e vinculando a pareidolia à invenção artística. As imagens que compõem o livro foram produzidas no Ceará – Fortaleza, Quixadá, Maranguape, Guaramiranga, Palmácea, Icapuí, Paraipaba etc.; no Rio Grande do Norte – Serra do Feiticeiro, em Lajes; em Pernambuco – Cabo de Santo Agostinho; no Espírito Santo – Três Ilhas, Vargem Alta; no Rio de Janeiro – Petrópolis e Teresópolis; no Distrito Federal – Brasília; e em Mato Grosso – Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

Sobre o artista

Dan Pelegrin (PR | MT |CE) é artista visual, fotógrafo e pesquisador. Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, pesquisa a psicologia da arte, psicologia ou inteligência das formas, sem deixar de lado as neologias e tendências contemporâneas. Nesse percurso, realiza trabalhos movidos pela Aisthesis da Pareidolia, articulando características estéticas das tradições artísticas italiana e brasileira, bem como aspectos de culturas que constituem o Brasil enquanto sociedade plurinacional. Movem também seus trabalhos os efeitos de narrativas das pós-ditaduras da América Latina na atualidade. As obras conjugam-se com a natureza, o tempo e o acaso. Na pesquisa contínua de diferentes estéticas e poéticas, explora os territórios da imaginação, bem como o caráter experimental da arte.

Serviço:

Abertura da exposição Escondidos no caminho: 09/11/2022

Artista visual: Dan Pelegrin

Local: MAUC – Museu de Arte da UFC

Endereço: Av. da Universidade, 2854 – Benfica

Período da mostra: de 09 a 29/11/2022

Mais informações: (85) 3366-7481 (MAUC) e (85) 98186-8401 (Dan Pelegrin)

Sites: mauc.ufc.br | danpelegrin.com

Instagram: @danpgrin

Artista visual: Dan Pelegrin

Curadora: Pamela Merrill Brekka

Designer gráfico: Miqueias Mesquita