Exposição de desenhos de Aline Basso, baseados no conceito budista de impermanência, é aberta no MAUC no sábado 11

Data de publicação: 7 de fevereiro de 2023. Categoria: Sem categoria

No sábado 11 de fevereiro, das 9 às 13h, se dará a abertura, no Museu de Arte da UFC (MAUC), da exposição “Im[per]manências…”, de Aline Basso. Compõe-se de 29 desenhos e de uma instalação e resulta da tese de doutorado da artista plástica e professora do ICA. A tese, com o título de “Im[per]manências: estudos sobre desenho à luz dos manuais de pintura chineses”, visa discutir e experimentar regras de pintura apresentadas em dois manuais chineses datados dos séculos XVII e XVIII.

A exposição se baseia no conceito de impermanência, tal como entendido no budismo. Segundo essa filosofia oriental, tudo o que existe está destinado a desaparecer. O movimento e a mudança são, por esse ângulo, as bases da vida. Para Aline, “perceber este continuum impermanente foi fundamental para o desenvolvimento das reflexões; afinal, o desenho é também um continuum, é movimento. Desenhar é entregar-se a esse fluxo. Compreender que um desenho não é apenas o resultado, mas o processo estabelece outra relação com a prática artística. Muito mais intensa e clara”.

Em cartaz até 24 de março, a exposição se divide em três séries. Nas palavras da artista, “a série não-objeto é composta pelos trabalhos ‘abstratos’, ou seja: não há [neles] um objeto de referência para a construção desses desenhos. Eles são feitos a partir de um referencial de linhas, manchas e bordado”. A série outro-objeto “apoia-se na figura humana como objeto de contemplação. Nesses desenhos, eu trabalho com modelos vivos, e a discussão gira em torno de como eu percepciono o real e de como eu o referencio nos desenhos”. Por fim, a série eu-objeto compõe-se de autorretratos desenvolvidos ao espelho. “Neles eu sou a que desenha e a que é desenhada, construindo uma relação um bocado mais complexa de contemplação e referenciação do real”.

Aline Basso é doutora em Belas Artes na especialidade Desenho pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Atualmente é professora adjunta do Instituto de Cultura e Arte da UFC. Coordena o programa de extensão Desenhando no Museu, em parceria com o MAUC, através do seu Núcleo Educativo, coordenado por Saulo Moreno, curador da exposição.

Exposição “Im[per]manências”

Abertura 11/02 das 09h às 13h

Em cartaz até 24/03/2023

Museu de Arte da UFC – Mauc