Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Instituto de Cultura e Arte

Área do conteúdo

Evento de lançamento on-line do portal Acervo ICA conta com exposição e seminário sobre preservação e difusão de acervos

Data de publicação: 23 de novembro de 2020. Categoria: Sem categoria

O Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), lança o Acervo ICA, portal on-line que integra o projeto Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão Online de Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O portal on-line é um espaço para a preservação e difusão dos acervos artísticos e culturais do ICA/UFC, constituído inicialmente por duas coleções: Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte. A programação de lançamento acontece nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, no canal do YouTube do ICA.

A programação é composta por solenidade de lançamento, exposição virtual e por Seminário sobre preservação e difusão de acervos. No dia 30 de novembro, a partir das 17h30, acontece a cerimônia de lançamento do portal Acervo ICA e abertura da exposição virtual das coleções Figurarte e Doc.Teatro Ricardo Guilherme, com participação da equipe técnica e parceiros do projeto para apresentar as coleções, a plataforma e Guias dos acervos. O portal contará, inicialmente, com a disponibilização de duas coleções e 144 itens documentais (130 fotografias sobre teatro e 14 figurinos de moda).

No dia 1 de dezembro, a programação continua com o Seminário de Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais, das 14h às 17h. Serão três palestras, a primeira “Conservação Preventiva de Acervos Artísticos e Culturais”, com Graciele Siqueira, diretora do Museu de Arte da UFC (MAUC) e Roberto Moreira Chaves, Técnico de Laboratório de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis do Memorial da UFC, com mediação de Henrique Rocha, produtor cultural do ICA. Em seguida, acontece a palestra “A Interdisciplinaridade no Contexto da Descrição e Difusão de Acervos Arquivísticos”, com Isabel Ferreira Wanderley e Felipe Teixeira, arquivistas da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (Proplad) e consultores do projeto Acervo ICA, e mediação da produtora cultural do ICA, Jocastra Holanda. Por fim, a última palestra será sobre “Digitalização e Difusão On-line de Acervos pela Plataforma Tainacan”, com Lucas Lima Campos, desenvolvedor da plataforma digital e Técnico em Multimídia do ICA e mediação de Tobias Gaede, produtor cultural do ICA. Haverá certificação de horas complementares para participantes do Seminário. Para participar, basta se inscrever através do formulário on-line. 

 

SOBRE O ACERVO ICA:

Digitalização do Acervo Doc.Teatro Ricardo Guilherme, 2020. Foto: Tobias Gaede.

Digitalização do Doc.Teatro Ricardo Guilherme.

 

O Acervo ICA busca contribuir para a preservação da memória institucional do ICA e da universidade, além de colaborar com a sistematização da história das linguagens artísticas na cidade de Fortaleza e no Estado do Ceará, de maneira inclusiva e acessível. O portal também reafirma o compromisso da UFC com a democratização do acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento, promovendo a inclusão social e cultural, a inovação e assumindo o papel da instituição universitária como agente transformador da sociedade por meio da arte, da cultura, da educação e do conhecimento.

 

 

 

Registro fotográfico do Acervo Figurarte, 2020. Foto: Aleson Pinho

Registro fotográfico do Figurarte.

O processo de organização das coleções que integram o Acervo ICA teve início em 2019, com a  higienização, catalogação e digitalização de importantes acervos artísticos e culturais do ICA/UFC e de relevância para a sociedade cearense, iniciando este processo pela coleção Doc.Teatro Ricardo Guilherme, composta por textos dramatúrgicos, livros, recortes de jornal, fotografias, entre outros documentos, sobre teatro cearense, brasileiro e estrangeiro, e pelo acervo Figurarte, formado por figurinos de produções de cinema, teatro, e outros eventos fortalezenses, além de peças produzidas pelos docentes e discentes no âmbito das disciplinas do curso de Design-Moda/UFC. 

 

SOBRE OS ACERVOS:

  • Fonte: O Simpático Jeremias, montagem da Comédia Cearense, em 1970. Acervo ICA / Doc. Teatro Ricardo Guilherme.

    DOC.TEATRO RICARDO GUILHERME: Resultado de pesquisa iniciada pelo ator, dramaturgo, diretor teatral, contista, cronista, poeta, professor universitário e pesquisador Ricardo Guilherme, ainda na década de 1970, congrega diversas espécies documentais como textos dramatúrgicos, fotografias e livros, acumulados e/ou produzidos ao longo de toda a sua trajetória. O acervo é constituído por documentos arquivísticos (cerca de 11.574 itens) e bibliográficos (1.792 itens) que se referem a temáticas como dramaturgia brasileira e estrangeira, história e teoria do teatro, personalidades teatrais brasileiras e estrangeiras, grupos cênicos do Ceará e de vários estados do Brasil. O acervo foi doado à Universidade Federal do Ceará, e está sob custódia da instituição desde 2010.

  • Fonte: Coleção “Vida Vento, Leva Vela”, Designer Aleson Pinho (Design-Moda-UFC). Acervo ICA / Figurarte.

    FIGURARTE: O acervo possui uma coleção de cerca de 3.000 itens, com criações dos próprios alunos e professores do curso de Design-Moda da UFC, além de figurinos recebidos de doação. Tem origem em 2008, com a doação à UFC de um conjunto de figurinos utilizados com a finalidade de compor personagens e cenários para diversas produções de cinema, teatro e outros eventos na cidade de Fortaleza. Com a criação de cursos de nível superior na área de cinema, artes visuais e artes cênicas, antes inexistentes na cidade, o acervo passa a ser cada vez mais procurado e ser reconhecido pelo pioneirismo em suas atividades ao desempenhar um serviço de criação e disponibilizar o acesso a objetos e indumentárias relevantes para a construção estética de projetos artísticos.

 

 

 

SOBRE OS PALESTRANTES DO SEMINÁRIO: 

Graciele Siqueira é museóloga, formada pela Escola de Museologia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), 2005. Mestre em Museologia e Patrimônio por esta mesma instituição em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), 2009. Trabalha no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC, desde setembro de 2008, desempenhando a função de museóloga e responsável pela Divisão de Acervo. 

Roberto Moreira Chaves é Graduado em História (UFC). Especialista em Gestão Cultural (UVA). Integra o Grupo do Núcleo de Estudos sobre Memória e Conflitos Territoriais (COMTER). Técnico de Laboratório em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis, lotado no Memorial da UFC. Membro Efetivo da Comissão Permanente de Avaliação de Documentação-CPAD e do Comitê de Patrimônio Cultural-COMPAC da Universidade, e responsável pelo Laboratório de Conservação e Restauro – LACOR do Memorial da UFC.

Isabel Ferreira Wanderley é doutoranda em Ciência da Informação (UFPB), Mestre em Ciência da Informação (UFC) e bacharela em Arquivologia (UEPB). Atualmente é arquivista na Universidade Federal do Ceará. É membro titular do Comitê de Patrimônio Cultural da UFC (CPAC/UFC), da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), da Comissão para Operacionalização e Acompanhamento do Sistema Eletrônico de Informações (CGASEI), e do Grupo de Trabalho para a Criação do Quadro de Arranjo Arquivístico da UFC. 

Felipe Teixeira é Mestre em Memória Social (UNIRIO), graduado em História (licenciatura e bacharelado) (UGF) e em Arquivologia (bacharelado) (UNIRIO). Atualmente é arquivista na UFC, onde atua como Diretor na Divisão de Arquivo da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração, Vice-presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos da UFC, suplente da Subcomissão de Coordenação de Sistema de Gestão de Documentos do Ministério da Educação e do Comitê de Patrimônio Cultural da UFC, e titular da Comissão de Acompanhamento do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) da UFC e do Grupo de Trabalho para composição do Quadro de Arranjo Arquivístico da UFC. 

Lucas Lima Campos  é graduando em Gestão da Tecnologia da Informação, pela Faculdade Integrada do Ceará. Técnico de Laboratório em Multimídia, na Universidade Federal do Ceará, desde 2016. Atua há 10 anos com informática, com experiência em designer gráfico, web designer, designer de interfaces, suporte em informática, manutenção de computadores e redes.

 

SERVIÇO:

Lançamento do Acervo ICA e Exposição virtual dos Acervos Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte

Data: 30 de novembro 

Horário: 17h30 às 19h30

Plataforma de transmissão: canal do YouTube do ICA

 

Seminário de Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais

Data: 1 de dezembro

Horário: 14h às 17h

Plataforma de transmissão: canal do YouTube do ICA

Formulário de inscrição: https://forms.gle/cKZy18KG7GAgi9wY8 

 

Mais informações: Setor de Produção Cultural do ICA/ E-mail cultura.ica@ufc.br / Site: ica.ufc.br

 

 

Acessar Ir para o topo