Estudantes do curso de Design-Moda estão entre os finalistas em concurso do Dragão Fashion Brasil

Data de publicação: 28 de maio de 2022. Categoria: Sem categoria

A coleção ELOS é assinada pelos estudantes Levi Pluma, Pedro Costa, Raphael Guilherme e Ricardo Danderson. Foto: João Marcos Maia

O Dragão Fashion Brasil – DFB Festival já é um evento tradicional na cena cultural da cidade de Fortaleza, além de ser um dos maiores eventos de moda do país e o maior encontro de moda autoral da América Latina. Anualmente, o festival de moda é responsável por apresentar ao segmento novos rostos e novos talentos por meio do concurso dos Novos, no qual concorrem universidades de todo o país. E esse ano novamente um grupo de estudantes do curso de Design-Moda da UFC concorre com uma coleção inspirada pela opulência dos anos dourados do algodão no Ceará.

A coleção ELOS é assinada pelos estudantes Levi Pluma, Pedro Costa, Raphael Guilherme e Ricardo Danderson, e busca mesclar tanto a opulência e o glamour da ascensão social produzida pelo progresso do algodão no Ceará no final do século XIX, quanto as contradições sociais relacionadas a este ciclo. “Nós também queríamos falar sobre as pessoas que trabalhavam, sobre as pessoas que colhiam, que catavam o algodão, que o transportavam. Então, em toda a coleção vocês poderão perceber elementos fortes de opulência, mas também tem elementos que remetem à cultura do trabalhador rural, [em um período] quase no final da escravidão, com referências também às culturas afro-brasileiras. Então, é [uma coleção] bem minuciosa nessa questão cultural. Nós queríamos trazer para a passarela os dois lados da moeda: a opulência e o lado da cultura do trabalhador”, explica Danderson, stylist da coleção ELOS.

Danderson explica ainda que o nome da coleção “ELOS” surgiu enquanto o grupo pesquisava sobre o período histórico que usaram como referência, em que a alta moda europeia usava tecidos feitos com algodão cearense. Pedro Costa, responsável pela criação da coleção, destacou ainda que o uso do macramê – técnica de tecelagem que consiste em fios trançados e atados em nós – também foi uma referência às conexões socioculturais e históricas nascidas dos anos dourados do algodão no Ceará.

Ansiosos, Pedro e Danderson explicam que é a primeira vez que a equipe compete no concurso dos Novos. Os estudantes enfrentaram uma série de desafios, precisando recorrer a rifas e campanhas de arrecadação para custear a produção da coleção. “Quando você pensa em fazer uma coleção, você não imagina o trabalho que dá pra fazer: tem que decidir música, maquiagem, trilha sonora, cabelo, acessórios e costurar tudo. Mas a sensação agora é de dever quase cumprido, sabe ? Acho que a pior parte foi a gente sentar e falar: ‘ A gente vai ter que produzir isso tudo’. Aquele choque de realidade. E eu acho que agora a gente viu que vai dar certo, que a gente vai conseguir entregar essa coleção. Tudo que vai passar na passarela não foi idealizado só por ter sido idealizado, mas foi criado com muito carinho, muita dedicação para representar a universidade”, concluiu Danderson.

A coleção ELOS será apresentada em desfile do concurso dos Novos neste sábado, 28 de maio, às 18h, no Dragão Fashion Brasil. Os vencedores do concurso levam para casa 10 mil de reais como prêmio.

Serviço:

Coleção ELOS

Conceito: Uma experiência que mescla a opulência, o glamour da ascensão econômica e as contradições sociais produzidas pelo progresso do algodão nos anos 1880 no Ceará

Equipe:

Levi Pluma (Criação)

Pedro Costa (Criação)

Raphael Guilherme (Modelagem)

Ricardo Danderson (Styling)

Contatos:

@novosufc (Instagram da equipe)

Foto: João Marcos Maia