Equipe do longa “Pacarrete”, grande vencedor em Gramado, é formada por alunos e ex-alunos da UFC

Data de publicação: 26 de agosto de 2019. Categoria: Sem categoria

Allan Deberton, diretor e roteirista do filme, foi aluno de graduação e mestrado da UFC (Foto: Divulgação)

Filmado no município de Russas, o longa-metragem Pacarrete (2019), do diretor cearense Allan Deberton, foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado, o mais importante do Brasil, conquistando, no último sábado (24), nada menos que oito troféus, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Boa parte da equipe responsável pelo filme tem formação na Universidade Federal do Ceará, nos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual, Teatro e Jornalismo, e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), que tem uma linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual.

O diretor e roteirista Allan Deberton, que chegou a cursar graduação em Economia na UFC para “ganhar dinheiro e poder fazer filmes”, acabou ingressando no Curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2007, e anos depois, em 2014, iniciou o Mestrado em Comunicação da UFC, na linha de Fotografia e Audiovisual.

Não foi possível concluir a pós-graduação, mas Deberton diz que espera voltar: “Para mim, a universidade sempre foi a primeira meta. Quando terminei o ensino médio, enviei e-mail para as coordenações de todas as universidades daqui perguntando se havia expectativa de abrirem cursos nessa área, mas ainda não havia. Depois que eu já estava na UFF, começaram a surgir ótimas opções no Ceará”, conta o diretor, referindo-se ao período anterior a 2010, quando o Curso de Cinema e Audiovisual da UFC abriu a primeira turma.

“Esses cursos são fundamentais: as produções que estão sendo postas nos festivais vêm muito da universidade pública, que tem lançado novos realizadores, instigado trabalhos de muita qualidade”, complementa Deberton.

Toda a equipe de roteiristas premiados de Pacarrete tem formação na UFC: o roteirista André Araújo é mestre em Comunicação pela UFC, enquanto Samuel Brasileiro e Natália Maia são, atualmente, mestrandos da linha 1 (Fotografia e Audiovisual) do PPGCOM. Ele é formado em Cinema e Audiovisual e ela, em Jornalismo, ambos pela UFC.

“Sou da primeira turma do Curso de Cinema, e foi lá que a gente foi experimentando a realização na área. Nas disciplinas Oficina de Criação de Projetos e Oficina de Vídeo surgiram os primeiros curtas-metragens, que rodaram festivais nacionais e internacionais. Muitos dos nossos trabalhos de conclusão de curso também tiveram repercussão”, afirma Samuel Brasileiro.

Como mestrando, ele pesquisa a encenação do cotidiano no cinema do diretor brasileiro André Novais Oliveira; já a colega Natália, também pesquisadora do PPGCOM, investiga os fantasmas na obra do diretor japonês Kiyoshi Korosawa. “Temos discutido cinemas que nos interessam, conectando pesquisa e prática. É interessante que, de um exercício na disciplina Semiótica, por exemplo, surgiu o curta-metragem O tempo do olhar e o olhar no tempo, que será exibido no Cine Ceará. Isso mostra que a pesquisa pode ser feita em vários formatos, inclusive com práticas artísticas”, avalia Samuel. Cartaz do filme, com personagem principal dançando

Além deles, as atrizes Samya de Lavor, Edneia Tutti e Débora Ingrid tiveram vínculo com a UFC: Samya e Débora são graduadas em Teatro e Edneia concluiu mestrado e doutorado em Educação. A diretora de produção do filme, Clara Bastos, é aluna de Cinema e Audiovisual da UFC, assim como a terceira assistente de direção, Grenda Costa. Mylla Fox, que também foi terceira assistente de direção do filme, é graduada em mesmo curso, o qual até recentemente teve Michelline Helena, primeira assistente de direção de Pacarrete, como professora substituta.

O FILME – Pacarrete retrata a história de uma bailarina que vive em Russas, interior do Ceará, e que na véspera da festa de 200 anos da cidade decide fazer uma apresentação de dança para a população. O filme será exibido no dia 6 de setembro, às 19h30min, no Cineteatro São Luiz, durante o encerramento do festival Cine Ceará.

No Festival de Gramado, Pacarrete ganhou 8 dos 15 prêmios da categoria Longas-Metragens Brasileiros: Melhor Filme e Melhor Direção (Allan Deberton), Melhor Atriz (Marcélia Cartaxo), Melhor Roteiro (Allan Deberton, André Araújo, Natália Maia e Samuel Brasileiro), Melhor Atriz Coadjuvante (Soia Lira), Melhor Ator Coadjuvante (João Miguel), Melhor Desenho de Som (Cauê Custódio e Rodrigo Ferrante) e Júri Popular.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331