Português

ICA realiza projeto de preservação de seus acervos culturais – Doc. Teatro Ricardo Guilherme, um dos mais importantes, foi prioridade em 2019

3 de dezembro de 2019

O projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão dos Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC”, iniciado neste ano de 2019, com o objetivo de preservar e difundir as coleções e acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, finaliza o ano com avanços e resultados positivos. Um dos acervos mais importantes do projeto, o Doc. Teatro Ricardo Guilherme – constituído por fotos, livros e documentos – doado à UFC em 2010 pelo ator, dramaturgo, pesquisador e professor recém-aposentado da UFC, Ricardo Guilherme, teve seus resultados parciais apresentados ao doador do acervo, nesta segunda-feira (02), na Materioteca do ICA. 

Higienização do acervo Doc. Teatro Ricardo Guilherme. (Foto: Gabriel Marques)

Durante o ano de 2019, o Doc. Teatro Ricardo Guilherme foi centro de um trabalho de higienização, acondicionamento, catalogação e inventário, realizado por uma equipe multidisciplinar de oito bolsistas da Universidade: Ana Clara Morais (Filosofia), Andrêza Hanna de Almeida (Biblioteconomia), Andressa Glenda Carneiro (Biblioteconomia), Crisna Sampaio (Design-Moda), Geferson Fontes (Cinema e Audiovisual), Kennedy Filho (Teatro), Letícia Soares (Teatro) e Maria Martins (Design-Moda). Para o desenvolvimento das atividades, os bolsistas participaram de duas formações: a primeira de Higienização e conservação preventiva de acervo, ministrada por Amanda Pinheiro, Técnica de Laboratório/Conservação e Restauração, da Biblioteca Universitária; e a segunda de Documentação museológica, com Saulo Moreno, museólogo do Museu de Arte da UFC.  Os bolsistas foram coordenados pelo Setor de Produção Cultural do ICA, formado pelos Servidores Técnico-Administrativos Jocastra Holanda, Henrique Rocha e Tobias Gaede. Além de contar com parceiros na UFC, como o Memorial, o Museu de Arte da UFC (MAUC) e o Sistema da Biblioteca Universitária; e dos arquivistas Ana Isabel Ferreira e Felipe Teixeira.

Apresentação dos resultados do trabalho de tratamento do acervo Doc. Teatro Ricardo Guilherme, em 02 de dezembro de 2019. Na foto: Da esquerda para a direita, Jocastra Holanda (Produtora Cultural do ICA), Ricardo Guilherme, Felipe Teixeira (Arquivista da UFC) Ana Isabel Ferreira (Arquivista da UFC), e Tobias Gaede (Produtor Cultural do ICA).

Nesta segunda-feira (02), parte da equipe envolvida no projeto apresentou os resultados parciais do trabalho feito ao longo do ano de 2019, bem como realizou entrevista com  Ricardo Guilherme para entender o processo de constituição do acervo. Em nove meses de trabalho, os bolsistas higienizaram 45% de todo o acervo, cerca de 5.193 itens, dentre eles documentos sobre o Teatro Cearense (3.067 itens), o Curso de Arte Dramática (297 itens), Teatro Brasileiro (1.665 itens), e sobre o próprio Ricardo Guilherme (164 itens). Além de realizar o inventário bibliográfico que contabilizou 1.792 publicações. O projeto terá continuidade no ano que vem, quando iniciará uma segunda etapa que consiste em digitalizar os documentos e disponibilizar através de um portal on-line, que tem o objetivo de difundir para que todos possam ter acesso ao acervo.

O Projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão dos Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC” foi premiado no VII Edital das Artes de Fortaleza – 2018, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), e é realizado pelo Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte da UFC em parceria com a Fundação Astef. 

 

Informações: Setor de Produção Cultural do ICA | cultura.ica@ufc.br | 85 3366.9222

Marcadores: