Português

Em parceria com o MAUC, ICA promove formação em Documentação Museológica

11 de julho de 2019

Curso “Documentação Museológica” – Foto: Jocastra Holanda

O projeto Acervo de Memória do ICA promoveu, nos últimos dias 08 e 09 de julho, um minicurso de “Documentação Museológica” destinado à formação dos bolsistas que integram o projeto. O curso foi ministrado por Saulo Moreno Rocha, Museólogo no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), que é parceiro e tem colaborado com o projeto.

Saulo Moreno apresentou os principais conceitos norteadores da museologia, além de metodologias e práticas de documentação para a gestão de acervos museológicos.

Coordenado pela servidora e produtora cultural do ICA Jocastra Holanda, o projeto Acervo de Memória do ICA está em seu segundo ano de realização e tem apoio do programa de Bolsas de Iniciação Acadêmica (BIA) da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A iniciativa tem como objetivo preservar a memória do Instituto de Cultura e Arte da UFC por meio da organização, catalogação e difusão de seus acervos artísticos e culturais e registros de memória.

Além dos participantes vinculados ao projeto, a formação contemplou ainda outros bolsistas e servidores técnico-administrativos do ICA que atuam em diversos projetos relacionados à preservação dos acervos artístico-culturais do Instituto, tais como Projeto Figurarte (Curso Design-Moda), Livro 10 anos do ICA, Biblioteca de Sons (Curso de Cinema e Audiovisual), Biblioteca da Filosofia e Projeto Gastronomia Social/Sala Saberes de Sabores.

Fonte: Setor de Produção Cultural do ICA | labprocult.ica@gmail.com | 85 3366.9222

Marcadores: