Cursos de Dança e PPGARTES realizam “XI Temporal – Encontros de Improvisação e Composição em Tempo real” em setembro

Data de publicação: 9 de setembro de 2022. Categoria: Sem categoria

Os cursos de Graduação em Dança e o PPGARTES da UFC em parceria com o Porto Iracema das Artes e a Vila das Artes, apresentam a nova programação do evento XI Temporal – Encontros de Improvisação e Composição em tempo real. O evento ocorre de forma gratuita de 19 a 23 de setembro de 2022 e qualquer pessoa interessada na produção de imagens e de movimentos pode participar.

A programação deste ano também está vinculada à linha de pesquisa “Corpoespaço e Imagem” e ao grupo de pesquisa “Dramaturgia do Corpoespaço” e por isso suas ações estão voltadas para o pensamento do corpo como água na relação com a produção de imagens em movimento.

A residência artística “Corpo e Graus de Liberdade” será realizada presencialmente de 19 a 23 de setembro de 2022, das 8h às 11h30, em um sítio na Lagoa Redonda. Dia 23, às 20h, haverá compartilhamento do resultado no Porto Iracema das Artes. A ação é gratuita mas será necessária contribuição no valor de 15 reais para a limpeza do espaço. Haverá transporte gratuito para estudantes da UFC com saída e retorno para o ICA (necessário levar carteirinha).

A oficina “Corpo e Câmera: Investigando Técnicas de Improvisação” será nos dias 19 e 20 de setembro, das 14h às 17h, no ICA, Campus do Pici – UFC, nas salas HL 204 e Ds 113. A ação propõe uma improvisação transversal em que artistas da dança e do audiovisual possam compor imagens mais danças a partir da interação do corpo que performa e do corpo-câmera que opera registros audiovisuais.

A Jam Session será um encontro para quem desejar se mover coletivamente, a partir da improvisação. Não precisa ser bailarino/a/e. A ação ocorrerá, sem inscrição prévia, no estacionamento da Vila das Artes, dia 21 de setembro de 2022, às 16h.

A roda de conversa “Que tal improvisar uma conversa?” acontece no dia 22 de setembro de 2022, às 16h30. Trocaremos ideias, desenhos, palavras, sobre o que pensamos acerca da improvisação como campo de conhecimento em distintos setores da dança e outras linguagens artísticas.

Com exceção da Jam Session, todas as demais ações exigem inscrição prévia por meio de formulários a serem disponibilizados no perfil oficial do evento no Instagram. Para se inscrever e obter mais informações, siga: @temporaldanca.