Curso de Teatro do ICA-UFC realiza Aula Inaugural de 2022 com a pesquisadora Cecília Salles, referência nos estudos sobre processos de criação

Data de publicação: 29 de março de 2022. Categoria: Sem categoria

Na próxima quarta-feira, 30 de março, às 19h, acontece a Aula Inaugural do curso de licenciatura em Teatro do ICA-UFC. A transmissão será pelo canal do curso no youtube.

A convidada para abrir o semestre letivo de 2022 é Cecília Almeida Salles, professora titular dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica e de Literatura e Crítica Literária da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado: processo de criação artística (1998), Crítica Genética (2008), Redes da Criação: construção da obra de arte (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017).

A aula tem como título “Crítica de processos: poéticas e pedagogias nas redes de criação”. Uma temática que procura agenciar reflexões de natureza crítica, artística e pedagógica a partir do exame dos movimentos presentes nos processos criativos. A crítica de processos e as pesquisas da professora Cecília Salles tem operado como importante abordagem metodológica no campo da pesquisa em artes, oferecendo ricas contribuições a artistas e pesquisadores das mais diferentes áreas. Para o coordenador do curso de Teatro do ICA-UFC, Francis Wilker, “Nos sentimos honrados em contar com a professora Cecília nas atividades formativas do curso de Teatro. Ela ajudou a configurar um campo de pesquisa sobre processos de criação no Brasil e seus estudos têm contribuído de maneira ímpar para todos aqueles que se interessam pela criação e pela descrição e análise crítica das operações construtivas que estão em jogo quando os/as artistas criam uma obra”.

Procurando fortalecer os laços entre a graduação e a pós-graduação, bem como o diálogo com outras instituições de ensino da cidade de Fortaleza, a ação será realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) e do Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (Prof-Artes), ambos do Instituto de Cultura e Arte da UFC e com o Mestrado Profissional em Artes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Aula Inaugural – curso de Teatro ICA-UFC 2022

Crítica de processos: poéticas e pedagogias nas redes de criação

Dia: 30/03/2022 às 19h

Palestrante: Cecília Almeida Salles