Português

Curso de Teatro da UFC celebra 10 anos com realização de Webinário, de 20 de julho a 21 de agosto

17 de julho de 2020

O webinário Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: modos de pertencer e agir no seu tempo se configura como um programa de ações em ambiente virtual, voltado para celebrar uma década de criação do curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará e suas contribuições para as artes da cena e para o ensino de Teatro no estado. A programação, que é aberta ao público e gratuita, acontece entre os dias 20 de julho e 21 de agosto, sempre às segundas, quartas e sextas. 

Os encontros virtuais, com palestras, rodas de conversa, desmontagens e muito mais, foram pensados como uma rede afetiva e reflexiva que coloca em interação ex-alunos, professores do quadro permanente, professores colaboradores, estudantes atuais e comunidade para dialogarem sobre o legado do curso e as questões de nosso tempo. “A realização do webinário, tenta produzir um impulso pedagógico que parta do afeto e que crie uma experiência sensível neste momento de crise que nos impede de operar a partir da lógica convivial que tanto nos é cara enquanto Curso. Antes de tudo, ele nos desafia a rever quem somos, a lembrar muito do que já produzimos, com quem produzimos e para quem produzimos nesta última década”, afirma Tharyn Stazak, coordenadora do curso. 

Espetáculo Cama de Baleias, montagem da graduação em Teatro da UFC, de 2017. Foto: Tim Oliveira.

O webinário, pensado a partir da tríade artista-pesquisador-docente (que sustenta o projeto pedagógico do curso), organiza-se a partir de três eixos: indagar o tempo, em que se discute questões emergentes do presente; reabrir o tempo, que propõe um olhar perspectivo para as práticas do curso ao longo desses dez anos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão; e recriar o tempo, que se configura como um eixo de programação mais diretamente voltado aos processos artísticos-pedagógicos e possibilidades performativas nas redes sociais.  

A curadoria da proposta, que integrou docentes e estudantes na sua formulação, priorizou a participação de egressos, professores e estudantes do curso, além de duas pesquisadoras convidadas, Ileana Diéguez (UAM, México) e Eleonora Fabião (UFRJ), que têm oferecido valiosas contribuições acerca do teatro latino-americano, da arte da performance e suas implicações éticas, estéticas e políticas.

Espetáculo “Que horas passa o trem da volta?”, última montagem do curso de Teatro da UFC, de 2019.

As atividades contemplam também propostas artísticas: sempre às sextas-feiras serão realizados encontros (DesMontagens) para apresentar os bastidores e as memórias dos processos artísticos pedagógicos que deram origem aos 10 espetáculos criados na disciplina de Montagem e que ganharam os palcos da cidade. Já as noites de sexta prometem ser animadas ao mobilizar os seguidores que poderão apreciar o Sarau Vozes em Performance, com muita música e poesia (perfil @tupaufc) e uma inédita batalha de lip sync (dublagem) batizada de Divas Vorazes (igtv do perfil @teatroufc).

Coordenador geral do evento, o professor Francis Wilker destaca a busca por olhares múltiplos que pauta o evento. “O desejo foi, desde o início, de criar um espaço de encontro entre as diferentes gerações e pessoas que viveram o curso e, assim, gerar um olhar múltiplo para a sua trajetória, trazendo à tona suas contribuições para a paisagem da cena, da produção de conhecimento e do ensino de teatro nas escolas do Ceará. Num momento de tantos ataques deliberados do próprio governo à universidade pública e democrática, acredito que celebrar esses 10 anos é também demarcar uma posição política de valorização da educação pública, das artes e do pensamento crítico na construção de uma cidade e de um país”.  

O webinário não será apenas um espaço para refletir sobre o presente e o passado do curso de Teatro. A programação cria um movimento em que os diferentes tempos se articulam e projetam um olhar desejante e comprometido com o futuro. 

 

Serviço:

Realização de 20 de julho a 21 de agosto de 2020 (sempre segundas, quartas e sextas).

As atividades serão realizadas nas plataformas google meet, youtube e Instagram. 

São gratuitas e abertas ao público em geral. Os links para as atividades serão divulgados sempre 1h antes do evento pelas redes sociais do curso de Teatro-licenciatura e do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno.

 

Maiores informações: no site: www.teatrouniversitario.ufc.br e no perfil no Instagram @teatroufc e @tupaufc

 

Fonte: Francis Wilker, Coordenador geral do evento e professor do curso de Teatro ICA/UFC – E-mail: franciswilker@gmail.com

Marcadores: