Português

Curso de Design-Moda da UFC celebra 26 anos com programação especial que inclui mesa redonda e lançamento de livro

18 de outubro de 2019

A publicação reúne o total de 20 trabalhos, de 39 autores e autoras, apresentados no 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPMODA), edição realizada na UFC, em junho de 2018.

Recentemente apontado no Ranking Universitário Folha (RUF) 2019 como um dos melhores cursos de sua área do Brasil (2º lugar), o curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte da UFC completa 26 anos de existência celebrando conquistas e excelência mesmo em um cenário de dificuldades e desafios. Para celebrar a data, será realizada uma programação especial, no dia 29 de outubro (terça-feira), às 19h, na sede da ADUFC Sindicato (Av. da Universidade, 2346 – Benfica), com mesa redonda, lançamento de livro, participação de nomes que contribuíram com a trajetória do curso, além de apresentação musical com o grupo Bando de Liz. O evento é aberto ao público.

A programação inclui a mesa redonda “Os percursos da Moda na UFC”, que abordará as conquistas e os desafios da trajetória do curso na Universidade e seus impactos no cenário da moda cearense. A mesa contará com a participação das professoras do curso de Design-Moda, Profª Cyntia Tavares e Profª Dijane Victor, e com a Profª Cláudia Buhamra, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC (FEAAC).

Na oportunidade, haverá o lançamento do livro “Moda e Contemporaneidade: Cenários e Desafios” (Pontes Editores, 2019), organizado pelas professoras do curso de Design-Moda Araguacy Filgueiras e Dijane Victor. A apresentação do livro ficará por conta da Profª Cláudia Buhamra que também é uma das autoras. A publicação reúne o total de 20 trabalhos, de 39 autores e autoras, apresentados no 8º Encontro Nacional de Pesquisa em Moda (ENPMODA), edição realizada na UFC, em junho de 2018. Os textos apresentam diferentes reflexões inter/trans/multidisciplinares acerca do desafio de pensar a moda no mundo contemporâneo do século XXI e seus impactos em variadas contextualizações, como questões de tecnologia, ensino da moda, teoria da moda, semiótica da moda, moda e design sensorial, assim como psicologia da moda. Com tiragem limitada, a distribuição do livro será restrita a autores e algumas instituições. Na UFC, o livro estará disponível para consulta pública de estudantes e comunidade em geral na Biblioteca Central do Campus do Pici e no Instituto de Cultura e Arte da UFC.

O evento contará ainda com a presença de outros professores que também contribuíram com o curso ao longo de sua trajetória, como a Profª Germana Fontenelle, que foi a primeira coordenadora do curso de Design-Moda – à época chamado de Estilismo e Moda -, a atual coordenadora Profª Emanuelly Kelly Ribeiro, o ex-Vice-Reitor da UFC Prof. Custódio Almeida, além do atual diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC), Prof. Marco Túlio Costa.

SERVIÇO:

Data: 29 de outubro (terça-feira), às 19h
Programação:
Bando de Liz – Apresentação Musical
Solenidade de abertura, com o Prof. Marco Túlio (diretor do ICA/UFC), Profª Emanuelly Kelly Ribeiro (coordenadora do curso de Design-Moda – ICA/UFC ), Profª Germana Fontenelle (primeira coordenadora do curso de Design-Moda – ICA/UFC)
Mesa Redonda “Os percursos da Moda na UFC”, com a Profª Cyntia Tavares (Design-Moda – ICA/UFC), Profª Dijane Victor (Design-Moda – ICA/UFC), e Profª Cláudia Buhamra (Departamento de Administração – FEAAC/UFC)
Lançamento do livro “Moda e Contemporaneidade: Cenários e Desafios” (Pontes Editores, 2019), com as organizadoras Profª Araguacy Filgueiras (Design-Moda – ICA/UFC) e Dijane Victor (Design-Moda – ICA/UFC)
– Sessão de autógrafos com os autores

Local: ADUFC Sindicato (Av. Universidade, 2346 – Benfica)
Evento aberto ao público

Informações: Profª Araguacy Filgueiras (E-mail aradesign@uol.com.br)

 

Mesa Redonda “Os percursos da Moda na UFC”

Professora Cyntia Tavares Marques de Queiroz (Design-Moda UFC)

 

 

Cyntia Tavares Marques de Queiroz – Possui Graduação em Estilismo e Moda pela UFC (1998), Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2000), Mestrado em Design e Marketing pela Universidade do Minho (2004), e Doutorado em Educação pela UFC (2014). Atualmente é Professora Adjunto III do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC. Tem experiência nas áreas de Moda, Marketing e Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda. Ocupa o cargo de presidente do evento científico Colóquio de Moda, bem como faz parte do seu Comitê Científico. Faz parte da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa em Moda – Abepem. Foi eleita, em 2015, delegada do Setorial de Moda do Ceará no Ministério da Cultura do Brasil.

 

 

 

 

 

Professora Cláudia Buhamra Romero (Departamento de Administração – FEAAC/UFC)

 

 

Cláudia Buhamra Romero – Professora Titular da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da UFC (FEAAC). Fez mestrado e doutorado em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Brasil, tendo concluído o Mestrado na London Business School, Inglaterra; pós-doutorado em Marketing e Sustentabilidade na John Molson School of Business, da Concordia University, em Montreal, Canadá, e atuou como professora visitante na Hochschule Bremen, Alemanha.

 

 

 

 

 

Livro “Moda e Contemporaneidade: Cenários e Desafios” (Pontes Editores, 2019)

Organizadoras:

Professora Dijane Maria Rocha Victor (Design-Moda – ICA/UFC)

 

Dijane Maria Rocha Victor – Professora Adjunta II da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra aula no Curso Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Mestra em Engenharia da Produção pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Estratégia e Gestão Empresarial (CETRED/UFC). Bacharela e Licenciada em Economia Doméstica (UFC). Membro do grupo de pesquisa NHIME-Núcleo de História e Memória da Educação/FACED-UFC, do Diretório de Grupos do CNPQ. Especialista em tecnologia da confecção, controle de qualidade e sistemas de produção do vestuário.

 

 

 

 

 

Professora Araguacy Paixão Almeida Filgueiras (Design-Moda – ICA/UFC)

 

 

Araguacy Paixão Almeida Filgueiras – Professora Associada (DE) da Universidade Federal do Ceará (UFC), no curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA). PhD em Engenharia Têxtil pela Universidade do Minho-PT, com concentração em Gestão e Design, Mestra em Economia Rural (UFC), Especialista em Engenharia Têxtil (UFC), e Graduada em Economia Doméstica (UFC). Professora da UFC desde 1995, pesquisadora do campo de estudo da Moda Inclusiva, Membro do Grupo Movimento Moda Inclusiva e Coordenadora do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará Moda Inclusiva Ceará – inserir para o melhor bem estar. Atualmente, é vice-Diretora e Coordenadora de Programas Acadêmicos do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC).