Coletivo Areia realiza “conferências dançantes”, abertas ao público, de fevereiro a setembro de 2023

Data de publicação: 9 de fevereiro de 2023. Categoria: Sem categoria

O Coletivo Areia realizará de fevereiro a setembro de 2023, sempre na segunda terça-feira de cada mês, uma série de “conferências dançantes” em diversos equipamentos e espaços culturais de Fortaleza. As conferências fazem parte do projeto de pesquisa artística e extensão Conferências Dançantes – movidas pela interculturalidade crítica, coordenado pela artista e professora Emyle Daltro, vinculado aos Cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará (UFC) e apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e pelo Teatro Paschoal Carlos Magno, da mesma universidade. O projeto, que começou a ser realizado no início de 2022, agora é apoiado e financiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) através do XII Edital de Incentivo às Artes (categoria Dança).

Uma “conferência dançante” consiste em apresentação de uma pessoa ou coletivo em que o público é convidado a intervir livremente, em um processo de composição coletiva, com improvisos baseados na proposição de cada conferencista, modificada por sua vez pelas intervenções do público. A noção de conferência dançante remete a poéticas afro-brasileiras e indígenas, não apenas reconfigurando os lugares de conferencistas e espectadores, mas também subvertendo regimes de atenção que primam pelo foco e pelo pensamento objetivo e utilitarista. Propõe, em contrapartida, uma atenção flutuante e aberta, propícia à criação.

A primeira conferência de 2023 será proposta e conduzida pela cantora, compositora e pesquisadora Simone Sousa, que atua há mais de 20 anos na cena artística brasileira, já tendo realizado shows de abertura para artistas como Luiz Melodia, Monica Salmaso e Chicas. Seus shows unem música e teatro apresentando um fio que se vai conduzindo a partir do canto e do movimento. Sua conferência ocorrerá em 14 de fevereiro (terça-feira), das 18h às 20h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, localizado na Av. da Universidade, 2210, Benfica, e tem como título “Toda forma da água”. A proposta de Simone nasce da percepção de vários significados relacionados com a água: o que corre por cima da terra e por baixo dela; superfície e profundidade; mar e aquífero; chuva, lágrima e suor; o que nos compõe e conecta; vida e morte; sentir, penetrar e transmutar; transcender e transformar.

As inscrições, gratuitas, são realizadas através de formulário on-line. Recomenda-se aos participantes que trajem roupas flexíveis e que levem uma garrafinha com água para beber. Podem se inscrever: estudantes de dança, música, teatro e outras linguagens; artistas de diferentes pertencimentos étnicos; brincantes, professores, pesquisadores de diferentes áreas e demais interessados.

Serviço:

Projeto “Conferências dançantes – movidas pela interculturalidade crítica”

Conferência Dançante com Simone Sousa (UFC-Sobral)

14 de fevereiro de 2023, terça-feira, das 18h às 20h

Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica)

Formulário de inscrição: forms.gle/afC1CzwXbdXnoQ6Z6

Instagram: @coletivoareia