Autismo é o tema das Rodas de Conversa do ICA em Junho

Data de publicação: 26 de maio de 2022. Categoria: Sem categoria

Promover a acessibilidade atitudinal para pessoas autistas na Universidade é um dos tópicos centrais de discussão na edição de Junho das Rodas de Conversa do ICA. Transmitida pelo YouTube do instituto, a palestra “Autismo e inclusão no ambiente universitário” traz como convidados o psicólogo Alexandre Costa e o estudante do curso de Design Moda Gabriel Amaral.

Sob mediação da Profa. Rosa Primo do curso de Dança, os convidados discorrerão sobre inclusividade e adaptações amigáveis para autistas no ambiente universitário.  O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA), numa visão não só clínica, mas social, cultural, artística e o que seria um ambiente amigável para pessoas autistas complementam o debate proposto pelos palestrantes e convidados

Em sua fala, o Dr. Alexandre Costa discorrerá sobre inclusividade e adaptações amigáveis para autistas no ambiente universitário. escritor, músico, psicólogo e psicoterapeuta de orientação cognitiva, Alexandre trabalha com autismo desde 1993, e hoje é diretor técnico da Casa da Esperança em Fortaleza, supervisionando profissionais de diversas áreas que atendem pessoas autistas.

Já Eros Gabriel Oliveira, estudante de Moda na UFC, quadrinista e ilustradore foi diagnosticade com TEA aos 18 anos e desde então produz conteúdo voltado à visibilidade autista, com tirinhas, ilustrações, lives, discursos etc. Rosa Primo é professora dos Cursos de Dança da UFC. Possui doutorado e mestrado em Sociologia, mas nos últimos anos tem desenvolvido projetos em dança cujo propósito é possibilitar que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) experimentem no corpo, em apresentação cênica, palco e estrutura teatral, o movimento dançante.

A roda de conversa “Autismo e inclusão no ambiente universitário” acontece remotamente no dia 8 de Junho por meio do YouTube do ICA às 19h. Será ofertado certificado de horas complementares aos participantes. Clique aqui para se inscrever.

Serviço:

Rodas de Conversa do ICA

Data: 08 de junho de 2022

Título: “Autismo e inclusão no ambiente universitário”

Resumo: Os/as/es convidados/as/es discorrerão sobre inclusividade e adaptações amigáveis para autistas no ambiente universitário.

Transmissão Online através do Youtube do ICA

Convidados:

Dr. Alexandre Costa

Gabriel Amaral

Mediação: Profa. Rosa Primo

Haverá emissão de certificado para horas complementares.