Abertas inscrições para o Curso de Extensão em Gestão e Preservação de Acervos e Coleções

Data de publicação: 20 de julho de 2021. Categoria: Sem categoria

Estão abertas, até 28 de junho, as inscrições para o Curso de Extensão em Gestão e Preservação de Acervos e Coleções. A Formação acontece em formato on-line, dividido em dois módulos com 20h/a cada, totalizando 40h/a. O primeiro módulo acontece ao longo das quartas e quintas-feiras do mês de agosto, já o segundo módulo ocorre nas terças e quintas-feiras em setembro. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do formulário disponível no link.

São 50 (cinquenta) vagas destinadas a gestores, técnicos e agentes do Estado do Ceará que atuam em instituições, públicas ou privadas, coletivos e comunidades ou que trabalham com acervos, coleções e preservação do patrimônio artístico-cultural. A formação busca responder a necessidade de profissionalização do setor e, consequentemente, da formação acadêmica de seus atores. Além disso, busca promover o diálogo entre espaços de preservação do patrimônio universitário na UFC e a sociedade cearense. Para a certificação é necessário ter a frequência mínima de 75%.

A Formação integra o projeto “ACERVO ICA – Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais”, realizado pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fundação ASTEF), e com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará através do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará Lei Aldir Blanc Ceará. O curso também conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX/UFC) e Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE).

Os módulos da formação terão a seguinte temática:

1 – Manutenção e Preservação de Acervos e Coleções (20h/a)

Ministrado pelo Professor Roberto Moreira Chaves

Dias 11, 12, 18, 19 e 25 de agosto de 2021

Quartas e Quintas-feiras, 13h às 17h

Este módulo propõe capacitar gestores e agentes que atuam diretamente com acervos e coleções para o desenvolvimento de atividades de manutenção e preservação destes dentro dos espaços de guardas, garantindo assim a preservação dos acervos e coleções de valor cultural para a sociedade cearense.

2 – Gestão de Coleções (20h/a)

Ministrado pelo Professor Saulo Moreno Rocha

Dias 9, 14, 16, 21 e 23 de setembro de 2021

Terças e Quintas-feiras, 13h às 17h

Este módulo propõe fornecer subsídios a profissionais de instituições que atuem com acervos científicos, artísticos e culturais, visando o desenvolvimento de boas práticas de gestão de coleções, com foco em princípios técnicos, éticos e científicos, com vistas à garantia da ampliação do acesso ao patrimônio artístico-cultural e científico-tecnológico; o desenvolvimento de sistemas de gestão de bens culturais e de valor científico; e o fortalecimento do uso científico, artístico e cultural das coleções e seu potencial de conhecimento.

A ementa completa da formação pode ser consultada aqui

Serviço:

Curso de Extensão em Gestão e Preservação de Acervos e Coleções

Inscrições: Até 28 de julho de 2021

Resultado da seleção: 06 de agosto de 2021

Formulário de Inscrição

Ementa completa

Mais informações: https://acervoica.ufc.br/

Contato: acervoica@ufc.br

Realização: Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) e Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF)

Apoio: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX) e Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE)

Apoio Cultural: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) através do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará Lei Aldir Blanc Ceará.