A MOV, revista cultural multimídia do ICA, continua a receber inscrições até 15/09

Data de publicação: 1 de setembro de 2023. Categoria: Sem categoria

O quinto número da MOV, revista cultural multimídia do ICA, está recebendo inscrições de textos, imagens, áudios e vídeos de estudantes atuais, estudantes egressos, docentes e técnicos do instituto. O tema preferencial, não obrigatório, é “consciência”, no sentido fenomenológico. Ter estados de consciência variados em torno de estímulos sensoriais externos, internos e proprioceptivos pode ser o mote de algum conto, poema ou ensaio. Observar e analisar as próprias emoções, pensamentos e comportamentos pode ser o foco não apenas de quem senta de olhos fechados e coluna reta para meditar, mas de quem elabora uma obra de arte quer na forma do registro fotográfico de uma série de pinturas, quer como animação, ensaio fotográfico, música etc. Alterar a consciência intensificando a ativação de neurorreceptores de serotonina ou anandamida pode ser objeto de algum artigo ou filme ficcional de curta-metragem. Essas são apenas algumas ideias para os possíveis conteúdos da nossa revista cultural.

A quinta edição será lançada na IX Mostra ICA. As publicações da MOV, além de pequenos textos literários, contemplam as áreas acadêmicas do instituto: Cinema e Audiovisual, Dança, Design de Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro. Exemplos de gêneros incluem ensaios, entrevistas, resenhas críticas (de trabalhos e obras que dialoguem com as áreas de conhecimento abrigadas pelo ICA), resultados de pesquisas, relatos de experiências, poemas, crônicas, contos, ensaios fotográficos, ilustrações, animações, obras musicais. Além de trabalhos de um único tipo, também é possível submeter obras mistas, como por exemplo um ensaio fotográfico atrelado a um poema, ou um artigo ligado a um vídeo.

O website (www.revistamov.ufc.br) contém para download o formulário de inscrição obrigatório, a ser enviado para o endereço de e-mail da revista (revistamov@ufc.br), até 15 de setembro. Todas as pessoas estão convidadas a apreciar agora o conteúdo da publicação, além de conhecer com calma as normas e talvez assistir ao vídeo de lançamento da quarta edição.