A MOV nº 5 está no ar com trabalhos e editorial sobre consciência humana

Data de publicação: 13 de dezembro de 2023. Categoria: Sem categoria

Imagem psicodélica gerada com o sistema DALL-E e utilizada como plano de fundo da página da edição nº 5 da revista MOV

“Do que vale a pena ter consciência? E quando faz sentido perguntar sobre utilidades de estar consciente de algo?” Ambas essas perguntas dão o mote do editorial do quinto número da MOV, revista cultural multimídia do ICA. O texto também resgata algumas informações importantes acerca da história do periódico, que lançou o primeiro número em dezembro de 2021. A edição atual, com o tema “consciência”, é a última sob responsabilidade do revisor de textos Daniel Andrade, que se afastou para dedicar-se a uma pesquisa doutoral e ao Laboratório de Suporte Linguístico.

O quinto número da revista oferece um vídeo de 360 graus, um ensaio fotográfico, uma análise fílmica, duas crônicas, um poema em prosa, uma análise de personagem televisiva e duas republicações: um conto e uma reportagem sobre um curta-metragem premiado. Apreciar cada um desses produtos culturais à luz do tema central da edição pode ser receber um convite para ampliar, aprofundar ou recontextualizar a consciência sobre a forma de humanos se perceberem.

A MOV nº 5 se distingue das edições prévias em alguns aspectos marcantes. Em vez de arquivos PDF para os trabalhos em texto e para os resumos textuais das obras gráficas ou audiovisuais, usa páginas web. A página específica da edição contém, no lugar de capas para cada trabalho, uma imagem de fundo gerada por inteligência artificial. A figura, com suas cores intensas e variadas, remete a experiências psicodélicas, algo ligado, pelo menos no caso de algumas pessoas, à elevação da consciência. O editorial, por sua vez, possui um formato experimental e se dedica sobretudo ao tema da edição, o qual coincide com aquele da pesquisa doutoral do editor. Traz uma breve reflexão para o público geral, não necessariamente treinado na filosofia acadêmica, em torno da relação entre ciência objetiva e experiência subjetiva.