29º Prêmio Expocom: Estudantes do ICA-UFC conquistam quatro prêmios nacionais de comunicação

Data de publicação: 21 de setembro de 2022. Categoria: Sem categoria

O 29º Prêmio Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), etapa nacional, realizado no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, no dia 09 de setembro, divulgou a lista com os trabalhos premiados na edição 2022. Quatro trabalhos de estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, estão entre os premiados.

A EXPOCOM, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação, e faz parte da programação do Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), um dos mais conhecidos da área.

Conheça os vencedores do 29º Prêmio Expocom – Etapa Nacional, realizado no 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa, PB.

Sobre os trabalhos da UFC premiados no 29º Prêmio Expocom

CINEMA E AUDIOVISUAL

Categoria: Vinheta

Trabalho: Vinheta Alembrar

Líder: Maria Daiana Almeida dos Santos (Curso de Jornalismo ICA-UFC)

Vinheta Alembrar integra o projeto multimídia e transmídia “Alembrar: narrativas de memórias do interior do Ceará”, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo com o estudante Antonio Leonardo de Sousa Reis. Trata-se de um vídeo produzido a partir do material audiovisual coletado ao longo da pesquisa, que contou com entrevistas virtuais e presenciais e uma curadoria de histórias sobre a vida do sertanejo cearense e suas memórias afetivas.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Categoria: Publicidade em mídia alternativa

Trabalho: Livro Ilustrado Fortaleza em Música

Líder: Vitor Lima Alves (Curso de Publicidade e Propaganda ICA-UFC)

Livro Ilustrado Fortaleza em Música consiste em um álbum composto por figuras dos espaços relacionados a músicas cartografadas que retratam a capital cearense, seus bairros e diversos espaços, como ruas, praças e praias. O produto integra o projeto Fortaleza em Música, que também traz um aplicativo com o mapeamento da pesquisa.

PRODUÇÃO TRANSDISCIPLINAR

Categoria: Comunicação e inovação

Trabalho: Alembrar: narrativas de memórias do interior do Ceará

Líder: Antonio Leonardo de Sousa Reis (Curso de Jornalismo ICA-UFC)

Projeto multimídia e transmídia, apresentado como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo com a estudante Maria Daiana Almeida dos Santos, tem o objetivo de compartilhar o conhecimento e saberes dos nordestinos por meio de um site, como plataforma principal, que contém conteúdos como reportagens, infográficos, entrevistas, contos, fotografias, além de outros gêneros e mídias.

RÁDIO, TELEVISÃO E INTERNET:

Categoria: Programa laboratorial de áudio

Trabalho: Essenciais (podcast)

Líder: Nathally Kimberly dos Santos Silva (Curso de Jornalismo ICA-UFC)

O podcast “Essenciais” apresenta trabalhadores que não puderam parar durante a pandemia de COVID-19. Através do jornalismo narrativo, o programa reúne elementos da linguagem radiofônica para aproximar ouvintes de personagens que costumam passar invisíveis no cotidiano das cidades. Devido aos protocolos de segurança, não houve contato presencial com os entrevistados. Produção de Clara Gantois, Clarice Nascimento, Davi Holanda, Miguel Araujo, Nathally Kimberly e William Barros, orientação de Rosane Nunes.