Três cursos do Instituto de Cultura e Arte foram avaliados entre os melhores de suas áreas no Brasil, segundo levantamento da Folha de São Paulo

Data de publicação: 14 de outubro de 2019. Categoria: Sem categoria

Os cursos de Design – Moda, Jornalismo e Publicidade e Propaganda foram considerados de alto nível, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF), do jornal Folha de São Paulo. O Ranking avalia as 40 áreas de ensino superior com mais matrículas no país, e, dos nove cursos de graduação do ICA, estes foram avaliados. Todos tiveram resultados entre os melhores da lista, mostrando a excelência no desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFC.

O curso de Publicidade e Propaganda ficou em 26º lugar entre mais de 300 cursos avaliados, sendo o segundo melhor do nordeste e o 9º melhor entre as universidades públicas de todo o país. Obteve, ainda, nota máxima na avaliação de professores e ficou em sexto lugar no quesito “nota dos concluintes”, que avalia o desempenho de estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A graduação em Jornalismo, por sua vez, está em 15º lugar no ranking geral, sendo também o segundo melhor do nordeste e 9º melhor entre as universidades públicas. Também obteve nota máxima na avaliação docente e ficou em 9º na avaliação de mercado, que leva em conta a opinião de profissionais e recrutadores sobre egressos do curso no mercado de trabalho.

O curso de Design – Moda obteve posicionamento de destaque no ranking, sendo o segundo melhor curso superior em moda do país, o melhor do nordeste e também entre todas as universidades públicas. É o primeiro, também, em avaliação de mercado, além da nota máxima na avaliação docente. O resultado no topo do ranking é corriqueiro para o curso, que há anos fica nas primeiras posições da avaliação.

Os cursos de Jornalismo e Publicidade obtiveram, também, conceito máximo no Enade, avaliação do governo federal sobre o ensino superior.