Saiba como foi a recepção geral de estudantes ingressantes do ICA, nessa terça-feira (14)

Data de publicação: 17 de março de 2023. Categoria: Sem categoria

Recepção de ingressantes do ICA. Foto: Gustavo Cardoso

A recepção geral de ingressantes do Instituto de Cultura e Arte (ICA) teve início, na última terça-feira (14), às 13h, com o concerto “Música sem preconceito – de Mozart a Disney”, da Camerata de Cordas da UFC. A performance contou com um repertório de compositores consagrados e, em seguida, de canções dos filmes de Walt Disney, desde os mais antigos como A Bela e a Fera, até os sucessos mais recentes como Encanto.

Em seguida, às 14h, no auditório do Centro de Ciências, deu-se início à apresentação institucional do ICA e da UFC. Por meio da mediação do produtor cultural Henrique Rocha, os alunos foram introduzidos aos variados setores funcionais do instituto e da universidade. Estreando os discursos, o diretor do ICA Prof. Marco Túlio deu as boas-vindas aos estudantes ingressantes, apresentou-se enquanto diretor do instituto e professor do curso de Música e explicou brevemente as atribuições de sua função e a estrutura da instituição. Ele encerrou sua fala declarando que quatro anos passam muito rápido e que em breve os estudantes “calouros” estarão formados, tendo contribuído para o crescimento do ICA com cada trajetória particular.

A sequência de boas-vindas prosseguiu com Juliana Avelar, técnico-administrativa representante da Secretaria Acadêmica (SICA), e com a vice-diretora do ICA, a professora do curso de Design-Moda, Araguacy Paixão. Em seu discurso, a docente exibiu um panorama geral do sistema organizacional do ICA, incentivou o contato dos estudantes ingressantes com o coordenador e com os membros do centro acadêmico de seu respectivo curso, e destacou a importância da atuação nos projetos de extensão universitários. Logo depois, a pedagoga do Instituto de Cultura e Arte, Jacqueline Ramos, fez um momento de interação com o público e explicou o funcionamento do serviço de apoio pedagógico concedido aos estudantes.

Camerata de Cordas da UFC, no hall de entrada do ICA. Foto: Victor Viana

Em continuidade, a diretora da Divisão de Benefício e Moradia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Mônica Coelho, expôs o serviço da PRAE, as bolsas, os auxílios e os serviços prestados pela UFC em apoio às diferentes realidades dos estudantes. Na sequência, houve as apresentações: da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), pela professora Cátia da Silva; da Biblioteca Universitária, pela bibliotecária Patrícia Abreu e pelo técnico Francisco Moura; da Secretaria de Cultura da UFC (Secult), pela produtora cultural Dayana Oliveira; e do Laboratório de Gastronomia, pela técnica Regina Célia.

O evento ainda recebeu a responsável pelo setor operacional, Tainah Pinheiro, que explicou o funcionamento da solicitação de serviços relacionados à infraestrutura e ao setor de TI. Além disso, ela introduziu aos estudantes as equipes terceirizadas, encarregadas da recepção, da limpeza e da segurança. Outro setor apresentado foi o de Gestão de Pessoas, pelo assistente em administração Carlos Ernesto Bond, que também explicou sobre a Secretaria de Acessibilidade e sua atuação para o desenvolvimento de um ambiente de ensino mais inclusivo. A série de discursos foi encerrada pelo produtor cultural Tobias Gaede, ao falar sobre o setor de Produção Cultural do ICA, e a tarde foi finalizada com um sorteio de brindes aos estudantes presentes.

Apresentação da Camerata de Cordas da UFC. Foto: Victor Viana

Apresentação da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), pela professora Cátia da Silva. Foto: Victor Viana

Apresentação da Biblioteca Universitária, pela bibliotecária Patrícia Abreu. Foto: Victor Viana

Apresentação institucional do ICA, pelo diretor prof. Marco Túlio Costa, vice-diretora do ICA profa. Araguacy Paixão, e as técnicas Juliana Avelar e Jacqueline Medeiros. Foto: Victor Viana