ICA recebe a roda de conversa “Design por Mulheres” junto à Feira Agroecológica na próxima quarta (11)

Data de publicação: 6 de março de 2020. Categoria: Sem categoria

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março) o Instituto de Cultura e Arte (ICA) recebe, na quarta, 11 de março, das 10h às 12h, a roda de conversa “Design por Mulheres”, com direito a certificado de horas complementares. As convidadas são as professoras Tânia Vasconcelos e Cláudia Marinho, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC, e Luciana Eloy, curadora da exposição “Design por Mulheres 2020”. Paralelamente à roda de conversa acontece a Feira Agroecológica com produtos de agricultura familiar.

A professora Tânia Vasconcelos é a responsável pelo projeto “Design por Mulheres”, enquanto Luciana Eloy é a curadora da exposição “Design por Mulheres 2020”, que retorna ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), a partir de hoje (06) e fica no museu até 08 de maio. A mediação será feita pela professora Cláudia Marinho, que foi co-curadora na primeira edição da exposição.

Em sua segunda edição a mostra apresenta a trajetória de nove designers mulheres que contribuíram para a construção do cenário do design brasileiro: Andrea Kulpas, Clementina Duarte, Cristina Pagnoncelli, Elaine Ramos, Janete Costa, Marianne Peretti, Mirthes Bernardes, Renata Rubim e Zuzu Angel. A exposição é idealizada por alunas tanto do curso de Design, como do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC. Além da exposição “Design por Mulheres 2020” o MAUC recebe também outras duas exposições em alusão ao Dia Internacional da Mulher. São elas “O Monstro que Nasce Quando o Amor Acaba” e “Adjetivo Feminino”, ambas de artistas fortalezenses.

Já a Feira Agroecológica inicia suas atividades de 2020 também nesta quarta (11) e continua acontecendo todas as quartas da segunda semana de cada mês, no ICA, das 9h às 17h. A feira conta com a venda de produtos orgânicos produzidos pela agricultura familiar. Entre os produtos vendidos estão frutas, doces, arroz, farinhas, temperos, café e óleo de coco.

Tanto a feira quanto a roda de conversa acontecem no Hall de Entrada do ICA, no Campus do Pici e é aberto ao público.

Sobre as convidadas:

Tânia Vasconcelos

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), na área de Design e Arquitetura. É autora do livro “A Arte Pública de Fortaleza”. Atua como professora adjunta e pesquisadora da UFC, no Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design do Centro de Tecnologia. Tem pesquisas em Arquitetura, Arte Urbana e Design; e coordena o Projeto Design por Mulheres vinculado ao curso de Design.

Cláudia Marinho

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com Pós Doutorado em Design na Faculdade de Arquitetura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires. Atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC. Investiga processos de criação, pesquisando sobre espacialidades cotidianas e tecnologia ubíqua, com foco na educação patrimonial, no vestir e na intervenção urbana.

Luciana Eloy

Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes da UFC. Ministra cursos livres de História da Arte na Galeria Multiarte em Fortaleza. Atua em projetos envolvendo atividades de curadoria, curadoria educativa, formação de mediação cultural e orientação em residências artísticas. A pesquisa se volta para a interação entre o ensino em arte, curadoria e processos de criação investigados sob uma perspectiva experimental e processual. Atual curadora da exposição “Design por Mulheres”.

Programação:
Feira Agroecológica
Dia 11/03/2020 (Quarta-Feira)
Local: Hall de entrada do ICA

Roda de Conversa “Design por mulheres”
Dia 11/03/2020 (Quarta-Feira)
Local: Hall de entrada do ICA
Vale certificado de horas complementares

Mais informações: Setor de Produção Cultural do ICA | cultura.ica@ufc.br | 85 3366.9222