Projeto de pesquisa Fortaleza em Música promove oficina e debate sobre as sonoridades urbanas

Data de publicação: 23 de agosto de 2023. Categoria: Sem categoria

Estão abertas, via formulário eletrônico, as inscrições para a oficina Sonoridades de Fortaleza. A atividade é realizada a partir de uma parceria da Universidade Federal do Ceará com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e a Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT/CE).

Gratuita e aberta ao público, a oficina ocorrerá nos dias 25, 29, 30, 31 de agosto e 1º de setembro, na Biblioteca Pública do Estado do Ceará (BECE). A iniciativa propõe uma reflexão sobre o som na cidade, incluindo debates e atividades práticas de registro dessas paisagens sonoras.

Imagem: fundo negro e, em primeiro plano, ondas sonoras nas cores verde, azul, anil e violeta

A iniciativa propõe uma reflexão sobre o som na cidade, incluindo debates e atividades práticas de registro dessas paisagens sonoras (Imagem: Freepik)

Durante os encontros, os participantes receberão noções sobre a importância do som e a sua influência na maneira como experimentamos e imaginamos a cidade. O grupo será apresentado a métodos de captura e utilização dos sons do cotidiano em trabalhos acadêmicos e participarão de atividades práticas.

As aulas serão ministradas por Pedro Marra, coordenador do Ateliê de Sonoridades Urbanas e professor do Departamento de Comunicação Social da UFES.

O evento é uma iniciativa dos grupos Ateliê de Sonoridades Urbanas e Grupo de Pesquisa em Imagem, Consumo e Experiência Urbana (GICEU), vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da UFES e da UFC, respectivamente.

SAIBA MAIS – O projeto de pesquisa Fortaleza em Música tem se dedicado a cartografar as composições musicais que retratam a capital cearense, seus bairros e diversos espaços, como ruas, praças e praias. Até o momento foram catalogadas 250 músicas, de 126 artistas, em um trabalho que incluiu ainda a realização de 73 entrevistas com compositores e compositoras. A segunda fase do projeto é conhecer os sons que afetam a vida dos compositores e compositoras.

O GICEU realiza o projeto Fortaleza em Música, tendo como resultados preliminares da pesquisa desenvolvida o lançamento de um aplicativo para a navegação musical sobre o mapa de Fortaleza e a publicação de um álbum de figurinhas sobre as músicas e artistas que cantaram Fortaleza.

O Ateliê de Sonoridades Urbanas elabora metodologias de pesquisa que investigam o papel de sonoridades – tais como conversas informais nas praças públicas, emissão de sons, falas e gritos em protestos e ocupações, manifestações culturais e festividades populares – nas dinâmicas de conformação dos territórios urbanos, destacando o caráter participativo dos cidadãos e habitantes da cidade nesses processos.

Fonte: UFC Informa | Profª Sílvia Belmino, do Instituto de Cultura e Arte da UFC – e-mail: sbelmino@ufc.br