Professora do ICA-UFC lança livro sobre os ritmos do maracatu cearense

Data de publicação: 11 de agosto de 2023. Categoria: Sem categoria

WhatsApp Image 2023-08-09 at 18.18.02.jpegO livro No Solar dos Ritmos – Maracatu Cearense, de autoria tanto da Profa. Dra. Catherine Furtado, do Curso de Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC, quanto de Pingo de Fortaleza, cantor, compositor, pesquisador e gestor cultural, será lançado na quarta-feira 16, às 19h, no Espaço Cultural da ADUFC (Avenida da Universidade, 2364). Haverá uma apresentação dos autores, com a participação especial do Maracatu Solar, seguida de sessão de autógrafos dos autores e um coffee break.

A obra apresenta uma reflexão ampla sobre a universalidade da manifestação cultural do maracatu, tendo como referência a historicidade e a musicalidade do Maracatu Solar, criado em 2006 na cidade de Fortaleza, Ceará. Composta por textos e partituras com mais de 15 ritmos do universo do maracatu, a publicação de 200 páginas é acompanhada de código QR de suas respectivas gravações, recortes de jornais e fotos coloridas.

Para Catherine Furtado, “escrever esse livro foi uma grande oportunidade de contribuir com a ‘gramática dos tambores’, as memórias e os registros da manifestação do Maracatu Solar, que bem expressam a potência dinâmica e criativa da manifestação do maracatu cearense”.

“Adentrar o conteúdo desse livro propicia na sua essência não só o desvendar das historicidades e características do Maracatu Solar, mas um mergulho nas impressões mais universais da manifestação cultural do maracatu”, complementa Pingo de Fortaleza.

O livro No Solar dos Ritmos – Maracatu Cearense foi premiado no edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, na área de museus comunitários: memória e patrimônio da SECULT-CE.

Sobre os autores

Catherine Furtado é doutora na área de educação musical pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Possui pesquisas na área de Etnomusicologia e coordena há 15 anos o projeto de extensão da UFC Grupo de Música Percussivas Acadêmicos da Casa Caiada.

Pingo de Fortaleza é cantor, compositor, pesquisador e produtor cultural, além de autor de 30 álbuns musicais autorais, 5 livros e 3 documentários. Possui especialização em Arte e Cultura Popular pela Faculdade Darcy Ribeiro.

Lançamento do livro No Solar dos Ritmos – Maracatu Cearense

Local: Espaço Cultural da ADUFC (Avenida da Universidade, 2364)
Entrada Gratuita
Investimento do livro físico: R$ 100,00
No mesmo dia, o livro estará disponível gratuitamente de forma virtual (PDF) no site Digital da Música Cearense (https://www.digitaldamusicacearense.com.br/maracatu-do-ceara/livros/).

Informações: Profa. Dra. Catherine Furtado (catherinefurtadosantos@gmail.com)