PROFArtes realiza III Seminário Artes da Cena com a temática “Artivismo e Docências”

Data de publicação: 24 de outubro de 2019. Categoria: Sem categoria

O seminário conta com uma programação composta por palestras, fóruns abertos, oficinas
e espetáculos. (Imagem: Divulgação)

Entre os dias 04 e 08 de novembro acontece o III Seminário Artes da Cena – III Semana PROFArtes no Instituto de Cultura e Artes (ICA/UFC) (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima s/n – Campus do Pici), no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210 – Benfica) e na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro). A ação é uma iniciativa do Curso de Licenciatura em Teatro e do Mestrado Profissional em Artes, ambos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC). O seminário conta com parceira de realização do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno e com apoio da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes (Secultfor).

Neste ano o seminário terá como temática “Artivismo e Docências”, para pensar a arte como modo de produção e operação de resistências, percebendo as micropolíticas de existências nas escolas, nas ruas, nos espaços comunitários. O espaço será de encontro e debate, desejando que, a partir da aproximação de práticas artísticas, políticas e educacionais, haja uma perspectiva positiva e significativa na produção de saberes conectados ao reconhecimento de nosso tempo histórico.

O seminário tem como comissão organizadora os professores: Renata Silva (coordenadora geral), Juliana Rangel, Juliana Carvalho, Héctor Briones, Tharyn Stazak e Tiago Fortes.

Encontro de Pesquisa em Andamento (EPA)

Também integra esta ação o Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA), no qual alunos da graduação e pós graduação, artistas e professores de arte da cidade poderão se inscrever para apresentar suas pesquisas. As inscrições serão realizadas de 08 a 28 de outubro, por meio deste formulário e o resultado será divulgado no dia 02 de novembro de 2019. Cada autor/autora pode se inscrever em apenas uma das linhas temáticas listadas abaixo: “Artivismos e Performatividade”, “Artivismos e Prática de Convívio” e “Artivismos e Práticas Docentes”.

Cada interessado poderá propor em uma das linhas temáticas acima, nas modalidades de comunicação oral ou apresentação performativa. Os trabalhos aprovados serão apresentados em três salas abertas distribuídas por linhas temáticas, devendo utilizar 10 minutos para apresentação, seguida de debate mediado por um(a) professor(a).

A programação conta com palestras, fóruns abertos, oficinas e espetáculos, além do Encontro de Pesquisa em Andamento (EPA), nos dias 04 e 05 de novembro no Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC). Confira as atividades e saiba como se inscrever:

III Seminário Artes da Cena – III Semana PROFArtes

EPA!
O III Encontro de Pesquisas em Andamento – será um momento de apreciação e debate de pesquisas que estão em processo de desenvolvimento e pesquisas já concluídas, com alunos da graduação e da pós-graduação que desejarem submeter os seus resumos e
participar desta troca de conhecimentos.

Inscrições: de 08 a 28 de outubro
Resultado: 02 de novembro
Apresentações: dias 04 e 05 de novembro, de 09h às 12h.
Local: Instituto de Cultura e Arte (ICA -UFC)
Link para o Formulário

OFICINA: Performance, mulher e corpo negro, com Mônica Santana
Tem como objetivo refletir sobre os discursos que atravessam os corpos negros, bem como de que maneira a performatividade se apresenta como um espaço para recriação dos discursos sobre este corpo e afirmação de sua humanidade. A ministrante compartilhará pensamentos de autoras negras, como Bell Hooks.

Data: de 06 a 08 de outubro
Horário: das 9h às 12h (nos dias 06 e 07/11) e das 9h às 13h (em 08/11)
Inscrições: Até 31/10, na página da Vila das Artes

PALESTRAS E FÓRUNS ABERTOS
Palestra-performance
Mulher e Corpo Negro, com Mônica Santana (atriz/performer-BA)

Fórum Aberto
Artivismos e práticas do convívio, com Sabrina Araújo (Coletivo Aparecidos Políticos), Coletivo Servilost, Maria Vitória (Grupo Terceiro Corpo e Grupo Formosura)

Palestra
Arte, professores e o campo de luta, com Prof. Dr. Marcus Vinicius Medeiros Pereira (Universidade de Juiz de Fora – MG)

Fórum Aberto
Artivismos e práticas pedagógicas com Débora Frota (Colégio da Polícia Militar Edgar Facó), Maria Josélia (EEEP Ícaro de Souza Moreira), Marcos Evangelista (FECLI/UECE), Gilvamberto Félix(Doutorando FACED/UFC)

Palestra
Antifacismo Tropical, com Prof. Dr. Danichi Hausen Mizoguchi (Universidade Federal Fluminense – RJ)

Fórum Aberto
Artivismos e Performatividade, com Helena Vieira, Levi Mota e Eduardo Bruno (Artistas pesquisadores do Ceará)

DESMONTAGENS E ESPETÁCULOS

Desmontagem do espetáculo ELA, com Jéssica Teixeira e Diego Landim

Desmontagem do espetáculo Nossos Mortos, com Fran Teixeira, Teatro Máquina
Local: Teatro Universitário

Espetáculo de Encerramento
Ainda Vivas, com Grupo Nóis de Teatro

Serviços:
Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno: Avenida da Universidade, 2210, Benfica.
Vila das Artes: Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC): Campus Universitário do PICI.