Laboratório dos cursos de Dança da UFC fecha parceria com instituições internacionais para mostra e palestras na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará

Data de publicação: 30 de setembro de 2019. Categoria: Sem categoria

Foto do bailarino e coreógrafo Merce Cunningham.

O laboratório Midiadança, vinculado aos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da UFC com o apoio da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, anunciou na última quarta, 25, acordo com instituições dos Estados Unidos e da Europa para participação na XII Bienal Internacional de Dança do Ceará. A parceria homenageará os dançarinos e coreógrafos Merce Cunningham e Pina Bausch.

O projeto “Dança em Foco na Bienal Internacional de Dança no Ceará” é fruto do diálogo do laboratório Midiadança com o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança, com a Rede Ibero-americana de Videodança (REDIV) e com o Merce Cunningham Trust, fundação que gerencia o legado do coreógrafo.

A programação trará mostra com exibição de obras produzidas por Cunningham e sobre o coreógrafo, registros e documentários sobre Pina Bausch, além de videodanças selecionadas para as edições 2018 e 2019 do festival internacional dança em foco. A mostra ficará em cartaz dos dias 18 a 27 de outubro, das 13 às 21 horas, no Porto Dragão. Haverá, também, nos dias 25 e 26 de outubro, palestras sobre os artistas. Ambas serão às 18 horas, também no Porto Dragão.

No dia 25, Lilian Graça traz a palestra “A dimensão estética das obras videodançadas de Merce Cunningham”. A apresentação aborda a dimensão estética explorada por Cunningham em seus trabalhos em videodança, apresentando as tensões e as potencialidades abarcadas no encontro entre a dança e o audiovisual. Lilian é dançarina, coreógrafa e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pesquisa na área de videodança.

Dia 26, por sua vez, Daniela Guimarães apresenta “Um olhar em residência: sobre Wuppertal-Pina Bausch em tempo presente”, que discute o resultado da experiência de uma visita feita ao Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. Busca-se abordar as diversas possibilidades do olhar, debatendo a prática usada pela coreógrafa da metodologia de criação por perguntas. Daniela é dançarina, improvisadora, cineasta, pesquisadora e professora de graduação e mestrado na UFBA.

Serviço:

Mostra de vídeos: Merce Cunningham, Pina Bausch e dança em foco
18 a 27 de outubro, das 13 às 21 horas, no Porto Dragão

Palestra “A dimensão estética das obras videodançadas de Merce Cunningham”, com Lilian Graça
25 de outubro, 18 horas, no Porto Dragão

Palestra “Um olhar em residência: sobre Wuppertal-Pina Bausch em tempo presente”, com Daniela Guimarães
26 de outubro, 18 horas, no Porto Dragão

Informações: Prof. Leonel Brum, coordenador dos cursos de Dança da UFC – E-mail: brumleonel@gmail.com