Laboratório do Programa de Pós-Graduação em Artes lança livros em parceria com organizações do Titanzinho

Data de publicação: 17 de setembro de 2019. Categoria: Sem categoria

O Coletivo AudioVisual do Titanzinho e a Associação de Moradores do Titanzinho (AMOTITAN), em colaboração com o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas (LAMUR), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) do ICA-UFC, realizam, a partir da próxima sexta, 20, sessões itinerantes de lançamento dos livros “Cinema que Inventa o Bairro” (impresso e ebook) e “Nossas Ruas com Cinema” (ebook). Os livros retratam o cineclube Cine Ser Ver Luz (organizado pelo Coletivo AudioVisual do Titanzinho), somando mais de 40 autores entre as duas obras. A versão impressa de “Cinema que Inventa o Bairro” possui 224 páginas e é publicada pela Imprensa Universitária. A programação contará ainda com sarau, exposição fotográfica e mostras de filmes realizados pela comunidade.

O Cine Ser Ver Luz se propõe à ideia de que o cinema “inventa e é inventado” em conjunto com o bairro, através das sessões realizadas na comunidade, bem como pela autonomia da população local através da produção audiovisual. Acontecem também, desde 2011, oficinas com temas diversos, como fotografia, edição audiovisual, grafitti, stencil, lambe-lambe e fanzine.

A pesquisa busca, ainda, debater a realidade do bairro, ameaçado constantemente de remoção apesar de contar com duas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), através de “intervenções urbanas e audiovisuais realizadas com as ruas, praças e o Farol do Mucuripe Mucuripe, entre outros espaços comuns, do bairro Serviluz, na perspectiva de dar continuidade às escutas e análises de como os moradores vivem, convivem e resistem às constantes ameaças das políticas de remoção”, como explica a coordenadora do projeto de pesquisa e professora do ICA-UFC, Deisimer Gorczevski.

O LAMUR se integra nesta situação a partir da pesquisa “Cinema In(ter)venção: Cine Ser Ver Luz”, que busca “fazer pesquisas produzindo aprendizados coletivos e transdisciplinares com a cidade, com o bairro, com os moradores, com as associações, com o Cine Ser Ver Luz”, conclui Deisimer.

A realização dos eventos de lançamento é do Coletivo AudioVisual do Titanzinho, da AMOTITAN, e do LAMUR. Conta, ainda, com o apoio da Imprensa Universitária da UFC, do Edital de Cinema e Vídeo da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), do PPGArtes-ICA-UFC e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

O Cine Ser Ver Luz pode ser contatado pelo Facebook, Instagram ou pelo blog. Mais informações sobre o Lamur podem ser vistas no Facebook e no Instagram.

Programação das sessões de lançamento Cine com SARAU:
20. 09. 2019 – Farol do Mucuripe
21. 09.2019 – Praça Estiva
22. 09.2019 – Praça São Francisco
27. 09.2019 – Rua Titan
28. 09.2019 – Praça Tiago Dias

Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.